PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção/Melgaço

Monção/Melgaço: Produtores acreditam que ‘White Experience’ vai dar maior projeção à sub-região

21 Julho, 2018 - 16:03

571

0

São quase três dezenas de produtores que já estão reunidos no Parque das Caldas no Monção & Melgaço – The White Experience. O evento arrancou ao princípio da tarde deste […]

São quase três dezenas de produtores que já estão reunidos no Parque das Caldas no Monção & Melgaço – The White Experience. O evento arrancou ao princípio da tarde deste sábado, de forma espontânea e sem grandes discursos nem cerimónia oficial de abertura. “É um evento que pretende educar as pessoas para este tipo de eventos. Nada tem a ver com a Feira ou com a Festa do Alvarinho. Aqui conhecem-se vinhos diferentes. Os nossos são bons mas também há outros muito bons ao nível mundial”, apontou Anabela Sousa, da Adega Terras de Real, de Melgaço.

Mais à frente, encontrámos Antonina Barbosa, enóloga da produtora alentejana João Portugal Ramos Vinhos. Monçanense de gema, a especialista sublinhou desde logo a importância deste evento. “Vai certamente promover e colocar Monção no topo dos vinhos brancos. É um lugar que esta vila já devia estar a ocupar há muito tempo”, considera. “A ambição é grande. Temos aqui representantes muito importantes de vários pontos da Europa. Estão cá representados grandes vinhos brancos portugueses. Vai ser bom para todos”, continuou.

 

Antonina Barbosa, enóloga da João Portugal Ramos [e irmã do presidente da Câmara] está confiante no êxito do evento

“O público-alvo ao qual tentamos chegar é um público informado. São pessoas que divulgam os vinhos e as regiões. Vai ser muito positivo para os vinhos da sub-região de Monção e Melgaço”, assegurou a enóloga que é irmã do presidente da Câmara de Monção, António Barbosa. “Monção já precisava deste sangue novo. De gente com ideias. De uma nova projeção”, disse a mana, um ano mais nova, com um sorriso orgulhoso. Uma alegria que cresce quando vai mais para sul e ouve falar de Monção pela positiva e do nome do irmão… do presidente. “Desde que António Barbosa tomou posse, Monção dinamizou muito! Já se notam muitas diferenças e está a correr muito bem”, concluiu.

 

 

Antonina Barbosa: “Desde que António Barbosa tomou posse, Monção dinamizou muito! Já se notam muitas diferenças e está a correr muito bem.”

 

Na cavaqueira habitual com empresários e produtores, fomos encontrar o próprio presidente da Câmara. “Este é um evento novo e diferente mas o objetivo é sempre o mesmo: a afirmação do território. Mas aqui num patamar diferente onde a meta e chamar os grandes produtores mundiais de vinho branco”, sublinhou António Barbosa que defende que é este o caminho a seguir, consumado que está o chamado Acordo do Alvarinho. “Se olharmos para a faturação de Monção e Melgaço há três anos atrás e olharmos para o que é hoje, percebemos que houve um crescimento em termos de vendas. Os produtores foram obrigados a sair do conforto dos seus sofás e a afirmar os seus produtos pela qualidade”.

O Monção & Melgaço – The White Experience vai prolongar-se até este domingo, no Parque das Caldas. É um evento promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). A entrada custa 10 euros.

 

Veja a nossa galeria de fotos do certame:

 

PUB