Entre as várias individualidades, estiveram o Presidente da Associação de Futebol de Viana do Castelo, Ricardo Felgueiras, e o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.
[crédito fotografia: Ana Esteves / cortesia D. Monção]
[crédito fotografia: Ana Esteves / cortesia D. Monção]
No seu discurso, Barbosa enalteceu “o importante papel da formação” que não só o Desportivo de Monção como todos os clubes do concelho têm tido.
“Sou sócio deste clube há mais de 25 anos. Não apareci aqui agora porque sou Presidente da Câmara”, sublinhou o edil monçanense.
Ato contínuo, o autarca recuou até 2017, meses antes de conquistar a Câmara de Monção ao PS. Lembrou o mau estado em que o relvado se encontrava.
“Hoje o Desportivo está bem vivo. Nesse tempo, o clube não subia de divisão há 25 anos e este ano, se Deus quiser e comigo a Presidente de Câmara, vamos subir pela segunda vez aos campeonatos nacionais”, disse Barbosa.
Enorme aplauso na sala.
“Nunca se esqueçam de uma coisa: um Presidente de Câmara sozinho não faz nada. Um Presidente de um clube sozinho não faz nada. Faz falta a Muralha Superior [claque do Desportivo de Monção]… fazem falta os sócios… faz falta a gente que todos os domingos, aos sábados e durante a semana acompanha os jovens, os seniores e que acompanha o clube de forma global”, prosseguiu o autarca.
“O Desportivo só será grande se a formação tiver resultados”, vincou Barbosa já com uma sala quase toda em silêncio. A escutar atentamente o edil que, ao seu estilo, facilmente prendeu a multidão.
“Os clubes e as terras necessitam de todos de forma individual. Cada um com o seu papel. Somos todos nós que fazemos e transformamos”, reiterou.
Na reta final, Barbosa assegurou que o Município irá continuar a apoiar o Desportivo de Monção.
Apagaram-se as luzes. Cantaram-se os Parabéns ao clube.
Veja o vídeo [crédito: cortesia D. Monção]
Neste jantar, foram também homenageados vários simpatizantes e sócios do clube. Entre eles António Pereira, técnico de equipamentos, ao serviço do Desportivo de Monção há mais de 40 anos.
Foram também homenageados José Adriano Oliveira Cruz, Custódio Teixeira, João Sousa, Manuel Otrelo, Fortunato Ferreira, Rui Pereira, Manuel Domingues, José Taveira e a claque Muralha Superior.
Todo o evento contou com animação do prestigiado DJ Pedro Pagodes.
[crédito fotografia: Ana Esteves / cortesia D. Monção]
[crédito fotografia: Ana Esteves / cortesia D. Monção]
Sobre o Desportivo de Monção
Fundado em 1933, o Desportivo de Monção deu os primeiros sinais em 1919 quando um grupo de rapazes monçanenses decidiram criar a primeira equipa de futebol.
O primeiro desafio internacional, segundo o portal do clube, data de 1921, com uma equipa ainda não filiada. O Desportivo venceu a turma de Salvaterra por 0-1.
Em 1925 o clube adopta o nome de Grupo Desportivo Deu-la-Deu e só oito anos depois é que o grupo viria a assumir o nome de Desportivo de Monção.
Comentários: 0
0
0