PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Já viu as ‘novas’ paragens de Lara? Estão a ser um êxito pela originalidade [FOTOS]

29 Maio, 2025 - 20:11

2213

0

Segurança e conforto.

A Junta de Freguesia de Lara deu por concluída a obra de recuperação das três paragens de transporte público existentes na freguesia: Lugar de Aldeia: Lugar de Paços; e Lugar do Forno.

 

O investimento, a cargo da Junta de Freguesia, rondou os 2.500 euros.

 

 

 

[crédito fotografia: cortesia JF Lara]

 

 

[crédito fotografia: cortesia JF Lara]

 

 

[crédito fotografia: cortesia JF Lara]

 

 

As paragens foram não só recuparadas e pintadas, como também abrilhantadas: cada uma como o nome do lugar onde estão situadas e, no interior, com uma mensagem que é, segundo a Junta de Freguesia, sobretudo dirigida à juventude.

 

“Foi um restauro onde procuramos transmitir também a nossa essência e a nossa alma. Tudo para transmitir este legado aos mais jovens”, disse à Rádio Vale do Minho o Presidente da Junta de Lara, Carlos Vieites.

 

 

 

[crédito fotografia: cortesia JF Lara]

 

 

Em Lara, um autocarro passa duas vezes por dia em cada uma destas paragens: de manhã e ao início da noite.

 

O Presidente da Junta espera que um dos futuros autocarros elétricos adquiridos recentemente pelo Município de Monção efetue paragens também em Lara.

 

Até porque uma das paragens está localizada no Lugar do Forno, local onde teve e deverá voltar a ter lugar, no próximo Natal, mais uma edição da Cascata dos Sonhos – um evento que catapultou Lara para a fama, tal a afluência de visitantes que foi registada naquela freguesia.

 

 

[crédito fotografia: cortesia JF Lara]

 

 

 

Sobre a rede de autocarros elétricos de Monção

O Município adquiriu cinco autocarros elétricos e três postos de carregamento.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, o projeto prevê a criação de uma rede de transportes urbano flexível, ligando o centro histórico e as duas zonas industriais, Lagoa e Minho Park, bem como as áreas habitacionais e os equipamentos coletivos de grande procura, como centro de saúde e estabelecimentos de ensino.

 

Os circuitos incluem, ainda, a passagem pelos parques de estacionamento existentes na envolvente do centro urbano, incentivando o recurso à mobilidade coletiva e desincentivando o uso do automóvel.

 

Três veículos destinam-se a transporte escolar, permitindo uma redução significativa dos custos financeiros e ambientais.

 

“Em concreto, a sua implementação permitirá a melhoria da circulação no centro histórico, através da diminuição da utilização do automóvel, e a continuidade da requalificação do centro urbano, priorizando a mobilidade pedonal e o usufruto do espaço público”, destaca o Município.

 

Ainda não é conhecida a data de entrada em funcionamento destes veículos.

 

 

 

[crédito fotografias capa: cortesia JF Lara]