O indivíduo apanhado pela GNR em Valença e que andava fugido à justiça há 18 anos tinha uma propriedade em Monção, mais concretamente em Santo António de Vale de Poldros, na freguesia de Riba de Mouro.
Conta o jornal O Minho que o homem, com 62 anos de idade, chama-se Avelino Rodrigues. Era conhecido como Avelino da Pensão. No início da década de 2000 deixou de comparecer ao seu julgamento quando – conta ainda aquele jornal – se apercebeu que iria ser fortemente condenado.
Nos últimos anos, Avelino andava foragido entre o Minho e a Galiza, Espanha. Tinha “cavalos e garranos, os primeiros dos quais numa propriedade em Santo António de Vale de Podros”, conta ainda O Minho.
Chegou a dedicar-se a vários negócios. Antes da condenação, levava a vida no câmbio de pesetas por escudos, até aparecer o euro.
Apurou O Minho que foi precisamente neste negócio que Avelino Rodrigues travou conhecimento com narcotraficantes. Era com ele que faziam o câmbio de moeda para atravessarem a fronteira, no sentido de abastecer-se de drogas duras, nomeadamente heroína e cocaína.
Avelino foi condenado a 14 anos e meio por tráfico de drogas duras. Fugia há 18 anos. Foi apanhado em Valença e imediatamente transportado pelo Destacamento de Intervenção (DI) de Viana do Castelo, para o Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.
Fugia…? Atão o homem continuava no alto Minho, era é mal procurado.