É oficial. O que há 10 anos seria dado como ficção científica, tornou-se real. A Inteligência Artificial (IA) tornou-se capaz de comunicar em ribamourês, linguajar secular de Riba de Mouro, em Monção.
“Neste momento, já é possível manter uma conversa com a IA em português, e ela responde em ribamourês. A IA está a aprender a falar e ainda comete pequenos erros, contudo, estes erros são tão mínimos que não prejudicam a comunicação. Para tal, estamos a trabalhar com métodos específicos que permitem aprimorar a sua capacidade”, explica Phileppe Locquet, promotor do projeto.
O trabalho vai ser apresentado numa palestra no congresso anual da Associação de Tradutores da América, um dos maiores eventos do ano para tradutores no mundo, em Boston, nos Estados Unidos da América, no próximo dia 24 de outubro.
A ideia, conta Phileppe Locquet, nasceu da colaboração com Maria Alves e Alda Barreiros, autoras do livro “Os de Lá de Riba”, publicado em 2022.
A obra é uma recolha da linguagem falada em Riba de Mouro, tendo passado já por uma segunda edição, publicada em 2023.
Em 2024, após obter autorização e ajuda das autoras, Philippe começou a recolher e refinar conteúdos em ribamourês, provenientes tanto do livro, do glossário e de algumas frases no Facebook.
A IA foi aprendendo. Assimilou cada vez mais vocabulário e tornou-se agora capaz de comunicar neste dialeto.
“Isto abre portas, como, por exemplo, à possibilidade de oferecer uma página onde as pessoas que desejam descobrir a língua se podem conectar e, ao falar em português, a IA responde em ribamourês. Temos o desejo de trabalhar neste sentido. Se esta iniciativa se concretizar com o apoio de financiamento local, constituirá mais uma medida para ajudar as novas gerações a manterem viva a língua e, assim, perpetuá-la na vida real”, prossegue o investigador.
Philippe Locquet é o responsável mundial do programa académico da Wordfast, ajudando milhares de estudantes a usar ferramentas profissionais gratuitas enquanto aprendem.
É tradutor poliglota com mais de uma década de experiência na gestão de recursos técnicos para profissionais da tradução, incluindo as mais recentes técnicas que incorporam a inteligência artificial.
Comentários: 0
1
0