PUB
Não irá haver público, mas Monção vai parar este domingo a partir das 14h30. No berço do Alvarinho vai jogar-se a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. De um lado, o Desportivo de Monção. Do outro, o Rio Ave.
Sobejamente conhecidos pelo seu bairrismo, os monçanenses vão estar de ouvidos e olhos postos no Estádio Manuel Lima. Ora através das redes sociais, ora através do relato que irá ser transmitido pela Rádio Vale do Minho.
Há milhares de corações na vila a bater cada vez mais forte. Há muito tempo que aquele campo não via uma equipa do escalão principal do futebol português.
Considerando o Rio Ave uma das boas equipas do campeonato nacional, o presidente do emblema de Deu-la-Deu Martins, Avelino Chio, recebeu o resultado do sorteio com satisfação e alegria por defrontar um clube da Liga NOS. Admite que o favoritismo vai para o Rio Ave, mas que o Desportivo de Monção tem vontade e capacidade para dificultar a vida ao adversário.
“O futebol é um retângulo de surpresas. Tudo pode acontecer. Como homem ligado à bola, tenho assistido, ao longo dos anos, a muitos resultados imprevistos. Sabemos que o Rio Ave tem um valor superior, mas vamos lutar com as nossas armas para contrariar esse favoritismo”, adiantou.
Avelino Chio considera-se “otimista e sonhador” e acredita, convictamente, que é possível “fazer história” e “reforçar o prestigio do clube”.
Destacou, também, a projeção deste jogo para a terra, para o clube e para os jogadores. “É uma montra para os nossos atletas. Eles merecem tudo de bom e seria fantástico que este jogo tivesse repercussão no seu futuro”.
Relvado novo e casa pronta a receber o convidado
“Embora sem público, o Desportivo de Monção pretende fazer deste jogo um motivo de festa e celebração do futebol. Nesse sentido, além da habitual hospitalidade e simpatia, caraterísticas dos monçanenses, é intenção da equipa monçanense, fundada em 1933, criar as melhores condições na receção ao Rio Ave”, refere o clube em nota de imprensa.
“Os balneários, espaçosos e funcionais, estão prontos para receber a equipa visitante. O relvado natural foi objeto de um profundo rejuvenescimento, encontrando-se em boas condições para 90 minutos, esperamos nós, de futebol corrido, disputado e equilibrado”, assegura o Desportivo de Monção.
A operação no relvado do Manuel Lima foi efetuada pela empresa RED Relvados e Equipamentos Desportivos, uma das mais conceituadas em Portugal, com três décadas de experiência neste género de intervenções, assegurando um conjunto completo de trabalhos de manutenção.
Depor já venceu o Rio Ave por duas vezes
Desportivo de Monção e Rio Ave já mediram forças por seis vezes em toda a história futebolística. Duas vitórias para o Desportivo de Monção e quatro para o Rio Ave.
Os confrontos entre os dois clubes decorreram, grande parte deles, na década de setenta do século passado. Os registos da época confirmam partidas bem disputadas, com animação antes e nos intervalos dos jogos, e sempre muito público na bancada central, na superior e no peão.
Na memória dos mais velhos, devidamente retratada na publicação 75 Anos – Vida e Obra do Desportivo de Monção, da autoria de José Adriano de Oliveira Cruz, permanece a temporada 1976/1977. Grande campeonato do Desportivo de Monção que ficou em terceiro lugar (40 pontos), tendo subido à segunda divisão o Rio Ave (46 pontos) e o Vianense (42 pontos).
A partida tem início às 14h30.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0