PUB
A edição deste ano do evento Ponte do Mouro Medieval, em Monção, foi cancelada. O anúncio foi feito pela Associação Buraca da Moura, em nota divulgada esta segunda-feira nas redes sociais. Na base da decisão estão as medidas de contenção a tomar no sentido de evitar a propagação do novo coronavírus (COVID-19).
No ano passado, o certame realizou-se em junho. A edição deste ano nem sequer chegou a ter data marcada. No entanto, recorde-se, este é um evento que tem vindo a conquistar cada vez mais o carinho do concelho e de toda a região.
São dois dias em que o povo recua até ao século XIV, onde são recriadas várias artes e ofícios do reinado de D. João I.
Recorde-se que foi em 1386 que D. João I e o Duque de Lencastre se encontraram na Ponte do Mouro, em Monção. Desta reunião resultou o Tratado de Monção. O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.
De referir que a iniciativa Ponte do Mouro Medieval estreou em 2016. Tem sido considerada uma das melhores atividades culturais em todo o concelho. Para tal tem contribuído, entre outros fatores, o realismo da recriação histórica e toda a animação da Feira Medieval realizada em Barbeita/Ceivães.
O projeto e a excelência dos atores têm merecido aplausos em todas as frentes. A iniciativa tem sido fortemente louvada pelo Município de Monção.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0