Os alunos do 2º ano dos vários cursos do polo de Monção da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) lançaram na internet um “podcast educativo” sobre sexualidade.
Trata-se de um programa audiofónico que envolve a comunidade escolar e especialistas da área da saúde, “oferecendo uma perspetiva educativa e científica sobre os temas abordados”.
Intitulado Pod Escandalizar, o projeto tem como “objetivo educar e consciencializar sobre sexualidade de forma saudável e responsável”, explicaram à Rádio Vale do Minho.
Pretende também “criar espaços seguros para troca de conhecimentos, desmistificar tabus e incentivar o autocuidado e o respeito nas relações”.
Os alunos do curso de Multimédia ficaram responsáveis pela componente técnica do podcast, criação de guiões, página de Instagram e publicação dos seis episódios no Spotify.
Participaram ainda nos episódios “As primeiras relações sexuais – grandes dúvidas”, com Pedro Ribeiro, diretor técnico da Farmácia Codeço e “Saúde e Prevenção”, com o enfermeiro Pedro Paiva, da UCC – ECCI, Centro de Saúde de Valença.
O curso de Mecatrónica dinamizou a oficina “Sexo e Emoções”, que contou com a presença de Eliana Costa, psicóloga no Município de Monção.
A turma mista de Farmácia e Maquinação e Programação criou um Laboratório de Educação Sexual com sete jogos didáticos e participou num episódio com a enfermeira Sandra Reis, da UCC – ECCI, Centro de Saúde de Monção.
Já o curso de Cozinha promoveu um Círculo de Diálogos sobre autoestima e relações, com Nídia Além, psicóloga da Eprami e abordou o tema “Consentimento e relacionamento” com a enfermeira Célia Perez, do UCC – ECCI, Centro de Saúde de Monção.
Para ouvir, basta clicar AQUI.
Comentários: 0
0
0