PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Aí estão os novos 12 confrades da Foda – Confraria aproxima-se dos 70 [veja as FOTOS]

15 Outubro, 2022 - 14:58

4535

0

Confraria conta nesta altura com quase 70 confrades.

Onze confrades e uma confreira. A Confraria da Foda, da freguesia de Pias, em Monção está maior. Foi realizado este sábado o IV Capítulo de Entronização daquela confraria, que agora conta quase com sete dezenas de confrades – são 67, mais precisamente.

 

Recorde-se que Foda à Monção é o nome mais popular para o prato mais emblemático deste concelho: o Cordeiro à Moda de Monção, elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

Antes da cerimónia propriamente dita, as várias confrarias convidadas para o evento desfilaram pelo centro de Monção. Do Parque das Caldas até ao Cine Teatro João Verde, percorreram os emblemáticos passadiços, atravessaram a Praça Deu-la-Deu e a Praça da República.

 

Já no auditório, a cerimónia foi aberta pelo Presidente da Câmara de Monção. O autarca monçanense enalteceu a importância das confrarias e da sua missão.

 

“Num país tão pequenino, temos uma diversidade riquíssima ao nível de vinhos e de gastronomia. Deve ser dos poucos países do mundo que, num espaço tão pequeno, tem pessoas diferentes. Não são melhores nem piores: são diferentes. Mas há uma coisa que nos une… é a paixão pelo País e esse é um trabalho que as Confrarias fazem de forma extraordinária”, referiu António Barbosa.

 

O edil monçanense defende, por isso, que o o número de confrarias não deve parar de aumentar.

 

“Têm de crescer. Ser cada vez mais. E quando hoje me dizem que temos não sei quantas confrarias, acho que são poucas… queremos mais! Quantas mais confrarias tivermos a defender aquilo que é nosso, mais defendida estará a nossa identidade”, sublinhou.

 

 

 

Veja a galeria de fotos:

 

 

 

Após a entronização dos novos confrades, foi a vez do Grão Mestre da Confraria da Foda deixar uma mensagem. Pragmático, Manuel Gonçalves admitiu desde logo a responsabilidade do cargo que ocupa.

 

“Assumir a liderança de uma Gastronomia Gastronómica parece simples. Não é. É uma tarefa árdua, mas tenho comigo uma equipa que em tudo colabora e ajuda”, agradeceu.

 

De olhos postos no futuro, o Grão Mestre assegura que a Confraria não quer apenas promover a Foda à Moda de Monção, mas”pretendemos transformá-la num dos pilares da economia local, aliada aos nossos vinhos. Fomentando a produção agrícola e a criação de animais de qualidade”.

 

Partilhou o objetivo primordial de “conseguir com que a produção agropecuária do concelho seja, a curto prazo, equiparada à produção vitivinícola. Temos uma gastronomia de excelência, que muito nos pode ajudar a consolidar o turismo. A impulsionar a restauração e a hotelaria, criando muitos postos de trabalho”.

 

De referir que, nesta sessão, foi também entronizado como Confrade de Honra Emílio Sousa Magalhães, Administrador do Palácio da Brejoeira, em Monção.

 

 

Feira da Foda entre 17 e 19 de Março

Um dos maiores e mais emblemáticos eventos de Monção associado a este prato é a afamada Feira da Foda, em Pias, que desde 2019 tem estado suspensa devido à pandemia da COVID-19. O regresso do evento está previsto para 17, 18 e 19 de março do próximo ano, conforme deu já conta a Rádio Vale do Minho. 

 

Na edição de 2019, recorde-se, este evento alcançou um êxito notável. Chegou a uns estimados 25 mil visitantes durante três dias. Não fosse a pandemia, os projetos apontavam para um aumento de tenda e mais lugares sentados no ano seguinte.

 

Surgida em 2017, a Feira da Foda caminha para a 4ª edição.

 

Agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.  É um evento obviamente inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). 

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]