PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Aí está a Feira do 27! Veja as FOTOS

23 Agosto, 2025 - 13:10

2667

0

Tradição.

Arrancou este sábado na freguesia de Ceivães, em Monção, mais uma edição da Feira do 27.

 

O evento, à semelhança das edições anteriores, está a decorrer no lugar de Santo Amaro, em Ceivães.

 

Um certame de promoção de gado e comercialização de produtos e artigos regionais.

 

“Queremos que este seja cada vez mais um evento próximo das pessoas. É por este motivo que esta apresentação está a ser realizada no ponto mais alto da feira, perto dos produtores dos animais”, disse a Presidente da Junta da União de Freguesias de Ceivães e Badim, Teresa Gonçalves, no seu discurso de abertura.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

O objetivo, disse, “é dar ainda mais relevo ao que é nosso, dos nossos produtores”.

 

 

Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Sem adversários

Nas eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro, Teresa Gonçalves é novamente candidata pelo PSD à liderança desta União de Freguesias, sem qualquer lista adversária.

 

Este facto foi enaltecido por António Barbosa, atual Presidente da Câmara e novamente candidato pelo PSD à Câmara Municipal de Monção.

 

“Não é por acaso que isto acontece. A Teresa percebeu aquilo que é a essência da política: são as pessoas! É nós termos a capacidade de perceber, durante os quatro anos de mandato, que temos de estar no terreno com as pessoas!”, destacou.

 

“A Teresa tem a capacidade de perceber quais são as necessidades das populações que, muitas vezes, não passam por fazermos grandes obras mas sim estarmos com elas, ouvi-las e perceber as suas preocupações”, sublinhou Barbosa.

 

 

Teresa Gonçalves lidera a única lista candidata à Junta da UF Ceivães e Badim

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

Sobre o evento propriamente dito, o Presidente da Câmara enalteceu a “coragem” da Presidente da Junta. “A feira transformou-se e está agora naquilo que deve ser a verdadeira essência da feira”, considera.

 

“O futuro de Monção e das nossas freguesias tem de passar obrigatoriamente por aqui, pela nossa essência, por aquilo que é a nossa agricultura. Isso é sinal que os nossos autarcas perceberam que o caminho é este: a valorização do que os nossos antepassados nos deixaram”, concluiu Barbosa.

 

 

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

Eis o programa:

 

 

 

Vocacionado para a promoção e comercialização de gado, o recinto anima-se com a sonoridade tradicional dos bombos e concertinas, bem como a venda de produtos alimentares e artigos manufaturados da região.

 

Na edição deste ano, existe uma praça da alimentação no certame onde podem ser degustados vários produtos.

 

 

[fonte: Divulgação]

 

 

Realizada no último fim de semana de agosto, a Feira do 27 é, também, palco de despedida de muitos emigrantes desta área geográfica do concelho. Após um período de férias na terra natal, regressam ao país de acolhimento.

 

O programa do evento, organizado pela Junta da União de Freguesias de Ceivães e Badim, em Monção, será divulgado oportunamente.

 

Recorde-se que, antes de 2015, este evento esteve adormecido durante mais de 40 anos.

 

Foi recuperado com objetivo na altura de “revitalizar um certame com grande tradição de comercialização de gado que, tendo estado em pousio durante mais de quarenta anos, continua vivo na memória de gerações de monçanenses”.

 

 

[crédito fotografias capa: Rádio Vale do Minho]