Nem a chuva conseguiu travar a moldura humana que ao final da tarde desta segunda-feira se juntou em Lara, Monção, para a inauguração deste ano da Cascata dos Sonhos.
Após um momento musical protagonizado pela Universidade Sénior de Monção, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Roberto Lameira, e o Presidente da Junta, Pedro Ribeiro, cortaram a fita… e todo o passadiço se iluminou com a magia de Natal até à cascata.
“Esta é uma das muitas atrações natalícias que temos em Monção. Somos uns sortudos! Tanto nós como quem nos visita. E tudo graças àqueles que fazem estes eventos acontecer”, disse o Vice-Presidente da Câmara à Rádio Vale do Minho.
“As alterações à postura do trânsito foram também muito importantes por forma a que não haja congestionamentos”, destacou ainda Roberto Lameira com um sorriso.
Também visivelmente satisfeito, o Presidente da Junta espera muitos visitantes nos próximos dias.
“A edição deste ano da Cascata dos Sonhos traz mais Natal a Lara. Mais atração. Mais luz. Mais magia e mais encanto”, afirmou desde logo.
“Claro que é sempre complicado estarmos preparados para possíveis enchentes, quanto mais não seja devido à toponímia da freguesia. Mas criámos mais parques de estacionamento e alterámos a postura do trânsito. Recomendamos aos visitantes que estacionem o mais rapidamente possível”, disse Pedro Ribeiro.
Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]
Muitas novidades
Uma das grandes novidades deste ano é que o percurso – com cerca de 500 metros – é feito num único sentido: entrada e saída estão em locais distintos.
À entrada do percurso, está uma carpa onde os visitantes encontram vários expositores com produtos locais.
Nesse mesmo largo, no interior do antigo moinho, existe o habitual presépio – também muito visitado.
Já no passadiço, os visitantes vão notar um percurso mais iluminado. Para além das luzinhas amarelas, existirão projetores.
Um dos antigos moinhos no percurso tem imagens da Sagrada Família, com a representação do nascimento de Jesus Cristo.
O Parque de Merendas, junto à cascata, está também mais iluminado.
A Eira da Cotorinha, ali perto, está também adornada com a habitual cena de Natal, prometendo voltar a ser um dos melhores spots de Natal do concelho para fotografias.
Outra das novidades é que este ano a entrada na Cascata dos Sonhos passa a ser cobrada: 1 euro para visitantes com 15 anos de idade ou mais. Para crianças e jovens até aos 15 anos, a entrada é gratuita.
As luzes da Cascata dos Sonhos vão acender-se todos os dias, das 17h00 à meia-noite, até ao dia 13 de janeiro de 2026.
A organização está a cargo da Junta de Freguesia de Lara.





























Comentários: 0
1
0