PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Monção

Monçanenses foram ajudar a reerguer uma das freguesias mais afetadas pela Kristin [FOTOS]

16 Fevereiro, 2026 - 09:58

1253

0

“O Vale do Mouro continuará firme, não só na ajuda de quem mais precisa, como para o que é nosso”.

Cerca de três dezenas de monçanenses, naturais das freguesias do Vale do Mouro, em Monção, estiveram este fim de semana na União de Freguesias de Colmeias e Memória, em Leiria, uma das zonas mais afetadas pela depressão Kristin.

 

Com o coração cheio de solidariedade, as gentes de Monção não só levaram toda a espécie de bens, como também mangas arregaçadas, prontos a ajudar a reerguer uma localidade onde o grau de destruição foi bastante significativo.

 

Recorde-se que o Vale do Mouro é composto  pelas freguesias de Merufe, Barbeita, Tangil, Riba de Mouro, Podame, Segude, União de Freguesias de Ceivães e Badim e União de Freguesias de Messegães, Valadares e Sá.

 

“Aquilo que ainda encontramos, e o quanto horroroso foi, o que sentimos ao percorrer os últimos quilómetros até chegarmos. Algo que ninguém tinha ainda sentido e que as televisões nunca irão transmitir em nossas casas”, refere a Associação.

 

“O Vale do Mouro também demonstrou que pode fazer a diferença, e pode ser diferente. Não resolvemos todos os problemas, mas contribuimos para aquilo que é mais importante diante deles: a união”, acrescenta.

 

No terreno, os monçanenses ajudaram a reparar telhados, portas e janelas. Passaram por igrejas onde auxiliaram na limpeza e arranjo dos templos.

 

 

Veja a galeria [crédito: Associação Vale do Mouro]

 

 

Ajudaram também na limpeza dos terrenos, sempre com o lema que escolheram: “A gente de Monção é de bom coração”.

 

 

[crédito fotografia: Associação Vale do Mouro]

 

 

“Conseguimos cumprir o objetivo que esta associação tinha, para este bem fazer, ajudar de forma direta uma freguesia devastada, em que por vezes não chega a ajuda como deveria chegar. Fizemos realmente diferente”, refere ainda a Associação do Vale do Mouro.

 

 

[crédito fotografia: Associação Vale do Mouro]

 

 

[crédito fotografia: Associação Vale do Mouro]

 

 

“O Vale do Mouro continuará firme, não só na ajuda de quem mais precisa, como para o que é nosso: O Vale Encantado”, conclui.

 

 

 

[crédito fotografias capa: Associação Vale do Mouro]