PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Minho: Projeto inovador promete incrementar turismo religioso em toda a região

20 Fevereiro, 2019 - 17:59

429

1

Chama-se Descobrir o Minho – Sagrado e Profano. Tem como entidades promotoras a ATURMINHO (Associação de Turismo do Minho) e a AHET Minho (Associação de Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Minho). […]

Chama-se Descobrir o Minho – Sagrado e Profano. Tem como entidades promotoras a ATURMINHO (Associação de Turismo do Minho) e a AHET Minho (Associação de Hotelaria e Empreendimentos Turísticos do Minho). “Atualmente está a ser dada uma atenção excessiva aos Caminhos de Santiago. E eu achei por bem invertermos a clepsidra no Minho que não só tem manifestações e santuários religiosos lindíssimos como também outros eventos profanos”, começou por explicar à Rádio Vale do Minho o coordenador deste projeto, Antero Filgueiras.

Aponta o responsável que muitas das tradições profanas que ocorrem anualmente em toda a região do Minho são inspiradas em momentos religiosos. Exemplificou com Monção. “O combate entre São Jorge e a Coca [dragão] é uma manifestação profana associada a uma grande religiosidade e a um certo misticismo. Foi justamente por aí que estruturamos este projeto, aprovado no Norte 2020, que tem em vista a promoção do Minho tendo como produto base o turismo religioso associado ao profano”, explicou.

O projeto, prosseguiu, articula-se em “quatro eixos fundamentais”: 1) Estruturar, identificar e qualificar os mercados emissores prioritários, fazer o levantamento da oferta do destino numa perspetiva do turismo religioso e cultural, desenhar uma estratégia de marketing turístico para o Minho sustentada no Sagrado e no Profano; 2) Digitalizar, desenvolver plataformas online (web e mobile) agregando toda a informação relevante; 3) Comunicar, promover a plataforma online, desenvolver ações de prospeção comercial junto de key players no setor turístico, promover visitas ao Minho; 4) Capacitar, divulgar o projeto junto dos agentes económicos e empresariais.

“Este projeto já está no terreno desde novembro de 2017. Estamos na primeira pedra deste projeto onde pretendemos exaltar o turismo espiritual e defender o Minho. Afirmá-lo enquanto marca de destino turístico”, sublinhou Antero Filgueiras. “Foi no Minho que Portugal nasceu e foi no Minho que Portugal se fez”.

A ideia, referiu o coordenador, teve grande aceitação por parte dos 10 municípios do Alto Minho visto que outra das grandes metas “é animar a iniciativa privada, tendo em vista aumentar o número de turistas”. Para já, o projeto está a ser preparado para ser promovido em seis países: Brasil, Polónia, França, Irlanda, Itália e Espanha. “Tudo povos com cultura eminentemente religiosa e maioritariamente católicos”, justificou.

O website deste projeto já existe: www.discoverminho.com. No entanto, está ainda em construção. “Estamos a tentar conceber a obra perfeita, ainda que essa seja impossível para um ser humano”, disse Antero Filgueiras. “O site tem estado a ser carregado com elementos todos os dias. Elementos relativos a todo o Minho sobre o que podem os turistas ver e visitar quando cá estiverem”, concluiu o coordenador.

 

[Fotografia: Ilustrativa / Direitos Reservados]

 

PUB

 

 

Últimas