PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Miguel Alves: “É importante olharmos para todo o ano como época de incêndios”

11 Fevereiro, 2022 - 11:23

672

0

Só durante o mês de janeiro, os bombeiros combateram 120 incêndios em todo o Alto Minho.

No mês de janeiro deste ano registaram-se mais fogos florestais do que em todo o mês de agosto do ano passado. O Presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo, Miguel Alves, alertou para a necessidade de estarmos atentos aos incêndios de inverno.

 

O responsável, também presidente da Câmara de Caminha, deu conta de uma ação de fogo controlado na Serra d’Arga, naquele concelho, como exemplo do que se pode fazer para diminuir os riscos no verão.

 

“Temos hoje uma realidade muito diferente daquela que tínhamos há algum tempo. Temos neste momento no Inverno aquilo que julgávamos ser o nível de incêndios no Verão. Neste último mês de janeiro registou-se o dobro de incêndios em relação ao último mês de agosto”, apontou Miguel Alves em declarações à CNN Portugal.

 

“Isso obriga a uma resposta e a pensar o que temos em mãos, que é uma floresta muito densa”, prosseguiu o autarca lembrando que nesta altura de inverno há vários incêndios que resultam de “erros” cometidos por pessoas durante a realização de queimadas. “Sabemos como começam esses incêndios mas não sabemos como acabam”, disse.

 

Para Miguel Alves, “fazer fogo controlado dando resposta aos problemas do pastoreio” é uma das respostas que pode dar-se nesta altura. No entanto, sublinha, há que “alertar as pessoas que agora temos muitos incêndios no Inverno, mas não temos os mesmos efetivos nem a mesma capacidade de combate”. 

 

Considera ainda o responsável que “é importante olharmos para todo o ano como época de incêndios e não focar-nos na ideia de que os incêndios só acontecem com o calor”.

 

Só durante o mês de janeiro, os bombeiros combateram 120 incêndios em todo o Alto Minho.

 

 

[Fotografia: Screen CNN Portugal]