O Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, e os produtores de Alvarinho organizam na próxima quarta-feira, pelas 11h00, uma conferência de imprensa, durante a qual denunciarão a quebra do acordo que regula o alargamento da zona de produção de alvarinho. O anúncio foi feito esta segunda-feira pela própria autarquia melgacense. A conferência vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Recorde-se que, com o chamado «acordo do Alvarinho», foi dada luz verde à liberalização do uso da designação Alvarinho para toda a Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Será um processo gradual, que decorrerá nos próximos cinco anos. Os produtores de Monção e Melgaço vão receber, em contrapartida, três milhões de euros para promover os seus vinhos e marcas, também ao longo dos próximos cinco anos.
Entre os vários pontos do acordo assinado, destaca-se o selo de garantia próprio do qual vão dispor os vinhos de Monção e Melgaço. Foi também imposta uma regra de lealdade de concorrência à região dos Vinhos Verdes. Todos os lotes que mencionem a casta Alvarinho terão de conter 51% desta casta se for a primeira mencionada e 30% se for a segunda – este valor era de 0,1% até 2016.
Comentários: 0
0
0