PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Taça de Desporto escolar adiada para o próximo ano

30 Abril, 2020 - 14:20

341

0

PUB A edição deste ano da Final Nacional da Taça de Desporto Escolar foi cancelada e adiada para o próximo ano. No entanto, o palco do evento mantém-se: Melgaço. Uma […]

PUB

A edição deste ano da Final Nacional da Taça de Desporto Escolar foi cancelada e adiada para o próximo ano. No entanto, o palco do evento mantém-se: Melgaço. Uma decisão tomada face à ameaça do novo coronavírus (COVID-19) que assola a região, o país e o mundo.

Recorde-se que o anúncio de que a próxima edição deste evento iria decorrer no Município mais a norte foi feito em julho do ano passado pelo Ministro da Educação, durante a cerimónia de inauguração das obras de remodelação do relvado sintético do Centro de Estágios daquele concelho.

“Estarão aqui cerca de mil alunos do 7º ano, mais de 100 professores vindos de todo o país a competir em basquetebol, andebol, ténis de mesa e atletismo”, disse Tiago Brandão Rodrigues.

A Taça Desporto Escolar, que teve em 2019 a sua quarta edição, visa potenciar o espírito de equipa e entreajuda sob o lema Ganha a turma, ganha a escola Nesta competição estão envolvidas todas as escolas a nível nacional, sendo as equipas constituídas com base nos torneios interturmas ou torneios de apuramento interno da escola.

De acordo com o regulamento, é uma competição que se destina apenas a alunos do 7º ano de escolaridade. Os apuramentos fazem-se em três fases: a fase de agrupamento, fase interescolas e final nacional. É uma competição combinada disputada em quatro modalidades coletivas e individuais: andebol, basquetebol, ténis de mesa e atletismo.

Cada escola participa obrigatoriamente nas quatro modalidades, com um total de seis equipas. Cada equipa é constituída por alunos da mesma turma. Sendo uma competição combinada a classificação final da escola resulta somatório dos pontos obtidos nas seis competições disputadas no conjunto das quatro modalidades.

“Isto não acontece unicamente porque eu sou natural cá de cima ou porque sei que vocês têm um autarca de excelência”, disse o Ministro da Educação. “Acontece porque aqui em Melgaço se faz bem! E todos entendemos que seria difícil fazê-lo aqui… seria mais fácil fazer no Jamor ou em Coimbra, com maior centralidade geográfica. Mas eu recordei aos que vivem em Lisboa algo que muitas vezes se esquecem: é tão longe ir de Lisboa até Melgaço como ir de Melgaço até Lisboa”.

De referir que a edição de 2019 da Final Nacional da Taça Desporto Escolar decorreu nos dias 6 e 7 de junho no Jamor, concelho de Oeiras. Em competição, nesta fase final Nacional, estiveram 24 equipas, representantes das 24 Coordenações Locais do Desporto Escolar, que se apuraram a partir de cada Agrupamento de Escolas (144 agrupamentos de escolas no total) em que participaram 15 mil alunos na fase local.

 

PUB