Uma multidão de militantes e simpatizantes do PS encheu este sábado, ao final da tarde, a Praça da República, em Melgaço, numa autêntica onda de apoio a José Adriano Lima, candidato socialista à presidência da Câmara Municipal daquele concelho nas próximas eleições autárquicas.
Um Encontro na Praça, onde José Adriano Lima apresentou as linhas gerais do programa da candidatura socialista melgacense.
“Não estou aqui para satisfazer o meu ego. Não estou aqui para desenvolver qualquer projeto de poder. Não estou aqui motivado por qualquer energia negativa. Estou aqui apenas e só para vos servir e porque acredito que consigo fazer diferença no futuro de todos nós!”, disse desde logo o candidato.
Ato contínuo, avançou com um projeto que abrange “cinco eixos estratégicos”: Dinamização Social e Económica; Promover a Saúde e o Bem Estar; Fomentar oferta adequada na área da Educação, da Cultura, e do Desporto; Assegurar boas condições de Mobilidade, Assecibilidade, e Conetividade; Estimular a Coesão Territorial.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Mais gente em Melgaço
Uma das principais prioridades do candidato socialista está na questão demográfica. “Temos um cenário desfavorável, com perda contínua de população e a que está apresenta-se envelhecida”, descreveu.
Assim, o PS pretende “reforçar as políticas locais de incentivo à natalidade, nomeadamente com o acesso local a consultas de especialidade como ginecologia, obstetrícia ou pediatria”.
“Vamos implementar também um programa de atração de novos residentes. Estou a falar dos emigrantes, dos migrantes, e dos imigrantes. Estou a falar dos nossos que estão espalhados por esse país fora, por esse mundo fora, e daqueles que escolheram a nossa terra para viver. Vamos atrás de todos e vamos fazê-lo com um programa forte e com medidas concretas”, garantiu.
Entre estas medidas, avançou, estão taxas municipais mais favoráveis.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Incubadora de empresas de base rural
José Adriano Lima encara a Economia como “um grande desafio”. Assim, na agricultura, os socialistas comprometem-se a “reforçar a aposta nos nossos produtos locais”, nomeadamente no vinho, no fumeiro, nos queijos, nas roscas, nas compotas, entre outros.
Quase que inevitavelmente, virou para a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que “é o maior evento que temos em Melgaço”.
“Não será uma feira de tradições mas também não será um festival de Verão”, garante o candidato do PS.
“Será o maior evento de promoção de produtos locais, da nossa gastronomia, do artesanato, do cão de Castro Laboreiro, e de tudo o que temos para oferecer em termos turístico”. Enorme aplauso.
Mas não é tudo. José Adriano Lima pretende ainda criar “uma incubadora de empresas de base rural para explorar o nosso potencial agrícola”.
No setor dos vinhos, o candidato defende a criação de uma Denominação de Origem própria para a sub-região Monção&Melgaço, com “evolução para práticas agrícolas mais sustentáveis”.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Indústria, Comércio e Turismo
No que diz respeito ao setor da indústria, a candidatura socialista compromete-se a uma “postura proativa na captação de empresas para as nossas áreas de acolhimento empresarial”.
José Adriano Lima pretende também “potenciar a ligação estratégica, tanto rodoviária como ferroviária, à PLISAN [Plataforma Logística Industrial de Salvaterra – As Neves], na Galiza”.
Na área comercial, o PS compromete-se a “desenvolver campanhas e iniciativas de apoio ao comércio local, apoiando os comerciantes na aplicação de estratégias comerciais para alavancarem os seus negócios”.
Sobre turismo, os socialistas querem maior crescimento da procura turística do concelho. “Precisamos de ganhar alguma massa crítica. Não queremos massificar o destino mas precisamos de ganhar alguma escala”, considera José Adriano Lima.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Saúde? “Isto é uma vergonha!”
No setor da Saúde, o candidato pelo PS deixou desde logo que é “um defensor acérrimo do Serviço Nacional de Saúde”.
“Não tenho nada contra as respostas privadas. Até acho que podem ter uma relação de complementaridade virtuosa. Também não tenho nada contra os nossos profissionais de saúde”, afirmou.
No entanto, José Adriano Lima considera “inadmissível a resposta que temos ao nível local no que diz respeito à saúde!”, exclamou.
“Seis meses para ter acesso a uma consulta com médico de família! Fazer 120 quilómetros para uma simples sutura! Fazer uma ou duas viagens a Viana do Castelo para simples análises! Isto é uma vergonha! Não pode ser”, atirou.
José Adriano Lima compromete-se assim a lutar pela “reposição do horário de funcionamento do Centro de Saúde até às 24h00, bem como prazos de espera razoáveis para consultas, sejam elas com médico de família ou a denominada consulta aberta”. Longa ovação no público.
O regresso do Serviço de Atendimento Permanente também é outro dos objetivos do PS, assim como um “acesso local às consultas das especialidades mais procuradas pela população”.
Ainda dentro desta área, a saúde das Termas de Melgaço e a requalificação urbanística dessa zona também está no programa socialista.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Conselho Municipal da Juventude e Orçamento Participativo Jovem
Preocupado com os menos jovens, o PS compromete-se ao “desenvolvimento de um programa de envelhecimento ativo para os nossos seniores”.
Aos mais jovens, os socialistas asseguram a criação do Conselho Municipal da Juventude, do Orçamento Participativo Jovem, habitação a preços acessíveis, e “uma oferta cultural e lúdica apelativa”.
No Ambiente, as “boas práticas” também fazem parte das metas do partido. José Adriano Lima quer “desenvolver uma estratégia local de valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês”.
Defender a qualidade ambiental do rio Minho e valorizar o espaço florestal estão também na agenda do PS.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Um “posto avançado” de Proteção Civil na montanha
Na área da Proteção Civil, o candidato socialista considera que “é necessário reforçar medidas preventivas de incêndios e criar um posto avançado em zona de montanha”.
“Trabalhar em conjunto com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Melgaço para conseguir um novo quartel” passa também pelo projeto do partido.
Educação, Cultura e Desporto
Na área da Educação, José Adriano Lima quer garantir “todos os níveis de ensino”.
Os socialistas defendem um “investimento contínuo” Agrupamento de Escolas. Querem melhorar as condições do ensino especial, promover a oferta de prolongamentos de horário e respostas durante as férias.
Querem também “mais vitalidade” na Escola Superior de Desporto e Lazer e na Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI).
Na Cultura, o candidato socialista compromete-se a “beneficiar o edifício da Casa da Cultura e respetiva oferta cultural”. Muitas palmas vindas da multidão.
Já no que diz respeito ao Desporto, o PS quer “melhorar a oferta desportiva do concelho”.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Uma “via rápida” entre Valença e Melgaço
José Adriano Lima quer “uma ligação, através de via rápida, de Valença a Melgaço”.
“Se vai ligar à A28 ou ao Nó de Sapardos não é o que mais interessa. O que interessa é que o troço entre Valença e Melgaço tenha outras condições que ainda não tem”, defende.
Os socialistas pretendem também “uma boa ligação rodoviária à Galiza, nomeadamente à A-52 que nos liga a toda a Europa e ao resto do mundo”.
Já sobre telecomunicações, uma “boa cobertura de rede móvel em todo o concelho” é outro dos objetivos do PS.
A concluir, o candidato socialista quer também melhorar e reforçar relações com a margem galega, sobretudo na “partilha de recursos da área da saúde”.
Com 42 anos de idade, José Adriano Lima é advogado. É o atual Presidente da Concelhia local do PS e Vice-Presidente da Câmara Municipal Melgaço.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS – liderado por Manoel Batista [que agora não pode recandidar-se por limitação de mandatos] – venceu a corrida à Câmara Municipal, com 54,23% dos votos.
O PSD obteve 36,31% dos votos. A CDU não foi além dos 2,61%.
A Taxa de Abstenção neste concelho foi de 59%.
Comentários: 0
0
0