PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Remoães e Louridal já têm melhores acessos para desportos no rio Minho

9 Março, 2021 - 15:53

402

0

PUB O Município de Melgaço concluiu a requalificação de acessos ao rio Minho nas localidades de Remoães e Louridal. O objetivo, realça a autarquia, passa por dar “melhores condições para […]

PUB

O Município de Melgaço concluiu a requalificação de acessos ao rio Minho nas localidades de Remoães e Louridal. O objetivo, realça a autarquia, passa por dar “melhores condições para a prática de desportos náuticos”.

Em Remoães foram colocadas pedras de granito com dimensão que permitem serem pousadas no solo sem recurso a argamassa de fixação, formando degraus. Uma intervenção com recurso a materiais característicos da região “e de fácil integração com o meio e paisagem envolvente”, aponta o Município.

No Louridal, foi requalificado e pavimentado o largo junto à ligação ao rio Minho, de forma a melhorar a área de estacionamento e facilitar a manobra dos veículos de apoio à prática das atividades náuticas. Foi também erguido um muro-banco para apoio aos desportistas ou para contemplação da paisagem dos transeuntes.

“Também aqui foi tida em causa a utilização dos materiais e a integração na paisagem: o pavimento utilizado foi cubo de granito e o muro-banco em alvenaria de granito com revestimento em madeira. Para o acesso ao rio foram utilizadas pedras em alvenaria de granito, distribuídas em patamares de terra”, refere a edilidade.

As intervenções enquadram-se no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – NORTE 2020, nomeadamente na candidatura Qualificação das Experiências da Natureza do Minho – Rio Minho e Laboreiro/Melgaço, inserida na EEC PROVERE Minho Inovação.

O investimento das intervenções em Remoães e Louridal representa um investimento de 26.102,50 euros, sendo a taxa de cofinanciamento de 85% (FEDER: 22.187,13 euros).

A candidatura Qualificação das Experiências da Natureza do Minho – Rio Minho e Laboreiro/Melgaço teve como objetivo a criação de pequenas infraestruturas de apoio ao turismo náutico no concelho de Melgaço, designadamente rafting no Rio Minho e canyoning no Rio Varziela/Laboreiro, com o intuito de criar melhores condições de acesso ao Rio por parte das empresas que nele promovem atividades, “ao mesmo tempo posicionar o território como um destino de excelência de Turismo de Natureza, com todas as condições para a prática dos desportos em segurança”.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município Melgaço]

 

 

PUB