PUB
O vereador do Desporto na Câmara Municipal de Melgaço, José Adriano Lima, considera que a nova Pista Permanente de BTT XCO se tornou “numa referência” para atletas nacionais e internacionais.
Visivelmente satisfeito, o autarca fez um balanço muito positivo sobre a prova internacional da modalidade que decorreu naquele concelho durante o passado fim-de-semana.
“O balanço é altamente positivo. As expetativas eram muito altas, mas foram superadas”, afirmou José Adriano Lima a propósito do 7.º BTT XCO de Melgaço que levou à vila mais a norte de Portugal mais de quatro centenas de atletas nacionais e estrangeiros.
A primeira prova nacional de BTT XCO do ano, que pontuou para a Taça de Portugal, Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Design e para o ranking internacional, foi uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), Município de Melgaço e da Melsport (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço).
José Adriano Lima referiu que “desde o primeiro momento, recebemos rasgados elogios não só ao circuito, mas também às condições de acolhimento de Melgaço e ao trabalho conjunto da nossa equipa, da Melsport, dos funcionários da Câmara Municipal, colaboradores da ACM, pois todos eles nos ajudaram a organizar uma prova de excelência”.
O autarca e Presidente do Conselho de Administração da Melsport congratulou-se com o número elevado de atletas “mas, mais do que o número, o mais importante foram os atletas que estiveram cá, que são atletas de referência da modalidade a nível nacional e também a nível internacional, pois tivemos aqui atletas de Espanha, França e até da Argentina. São atletas de referência a nível internacional e foi muito importante tê-los nesta prova. Este complexo foi idealizado, exatamente, para acolher este tipo de eventos e é isso que que queremos fazer no presente e no futuro e, quem sabe, subindo de nível”.
Melgaço quer crescer de forma sustentada
Esta foi a primeira prova internacional de BTT XCO que Melgaço recebeu mas José Adriano Lima confessa que o Município quer continuar a subir.
“Vamos trabalhar para isso, queremos crescer, mas crescer de uma forma sustentada. Obviamente temos objetivos, não vou escamotear isso, mas vamos trabalhar passo-a-passo”.
A primeira competição do ano em Portugal de BTT XCO serviu ainda para estrear a Pista Permanente de BTT XCO e a opinião dos atletas foi altamente positiva.
“Digamos que a pista foi testada. Nós abrimos a pista para a prova, mas ela ainda não está marcada, vai sê-lo nos próximos dias e ficará disponível de forma permanente para que todos possam fazer aquilo que gostam. O percurso tem vários níveis de dificuldades, pretendemos ainda melhorar alguns aspetos”, disse o autarca, recordando que “o feedback dos atletas de referência foi, desde a primeira hora, sempre muito positivo. Mas não só a pista em si. É claro que a pista foi muito elogiada, mas também as condições que conseguimos de forma agregada com o Complexo Desportivo, proporcionar aos nossos visitantes”.
“Como alguém disse estes dias aqui respira-se alto rendimento, ou seja, os atletas sabem que podem vir para aqui e tem todas as condições para poderem trabalhar e preparar as competições que têm pela frente”, acrescentou.
Elogios de David Rosa
O atleta olímpico David Rosa não teve dúvidas em relação à Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço. “Adoro este circuito! É um traçado muito completo, tanto duro como técnico, um circuito de BTT digno desse nome. Tem subidas longas e curtas, descidas técnicas, partes técnicas, enfim, um circuito mesmo muito bom”.
Vencedora em Elites femininas, Raquel Queirós também se mostrou agradada com a pista permanente de BTT XCO de Melgaço. “É muito boa, é das melhores”, salientou a atleta da seleção nacional que participa em bastantes provas no estrangeiro, o mesmo sucedendo com Mário Costa, vencedor em elites masculinos.
Ator e atleta de BTT, Rui Porto Nunes competiu em Melgaço e classificou o circuito como “duro e técnico mas ao mesmo tempo bastante divertido”, opinião partilha por António Viana. “Pista toda natural, muito rendilhada e desenhada de forma a permitia ver os adversários em vários pontos, cerca de 4 km em que no máximo tinha 300 metros planos... um sobe e desce constante, subidas e descidas técnicas, e com 3 pontos mais difíceis, o rockgarden, o “penedo” e a “grande descida”!!! Não se enganem, é preciso motor e um belo “kit de unhas”! Difícil, mas muito divertida!”.
Armando Esteves, Comissário Internacional UCI que já desempenhou funções em pistas de XCO de todo o mundo, não se poupou nos elogios à Pista Permanente de Melgaço garantindo que “está ao melhor nível do que já viu, posicionando-se já como uma das melhores e uma referência internacional”.
Durante a semana após a realização da prova, a organização recebeu inúmeras felicitações de atletas e clubes nacionais e estrangeiros, elogiando não apenas as valências do circuito de Melgaço mas também o êxito organizativo.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0