PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: ‘Marselfie’ espalhou sorrisos – Pede aos jovens “que não se resignem” [VÍDEO]

11 Maio, 2021 - 16:24

678

0

PUB Marcelo chegou a Melgaço… e foi igual a si mesmo. Saiu às portas da Quinta de Soalheiro e inundou as dezenas que o esperavam com um sorriso. A todos […]

PUB

Marcelo chegou a Melgaço… e foi igual a si mesmo. Saiu às portas da Quinta de Soalheiro e inundou as dezenas que o esperavam com um sorriso. A todos cumprimentou.

Sempre com um sentido de humor em alta, o Presidente da República não perdeu tempo. “Vamos tirar uma foto de família”, disse quase no imediato. “E agora vamos tirar uma selfie!”.

Com uma energia incrível, o Chefe de Estado circulava pelo exterior da adega. Lá em baixo já o aplaudiam outras dezenas de funcionários. Uma vez mais, não falhou um. Saudou particularmente as trabalhadoras mais antigas da casa. Descerrou uma placa que iria assinalar para a posteridade a passagem do Presidente pelas instalações.

“Vamos tirar mais uma fotografia?”, convidou Marcelo. Gargalhada geral. Todos concordaram, evidentemente. Desta vez na parte mais emblemática do edifício com a marca bem à vista. “Agora uma selfie!”, disse o Presidente. A empatia com o professor tornou-se enorme logo aos primeiros minutos.

“É uma honra estar aqui. Vocês chegaram onde chegaram e o futuro vai ser muito melhor”, assegurou Marcelo Rebelo de Sousa à empresa Quinta de Soalheiro. Mais um aplauso.

Seguiu-se a visita, onde Marcelo teve a oportunidade de experimentar vários produtos inovadores. Entre eles um blusão feito com um tecido alternativo ao couro feito com algodão orgânico e bagaço de uva passível de ser utilizado em diversos tipos de produtos. Uma parceria entre a Soalheiro e a empresa Tintex, de Vila Nova de Cerveira.

No final, o Presidente da República mostrou-se muito agradado. “Os minhotos têm a capacidade de transformar o que é pequeno em grande”, disse o Chefe de Estado antevendo nesta empresa “um novo futuro para Portugal”.

Elogiando o potencial da sub-região Monção/Melgaço, Marcelo Rebelo de Sousa apontou a importância da ligação com a Galiza “que tem ainda muito a aprender connosco”. No entanto, o presidente considera que “há ainda muito a fazer em termos de turismo e ainda mais na agroindústria”.

“Aquilo que aqui fazem [na Quinta de Soalheiro] é muito inovador e está permanentemente a procurar novos caminhos“, enalteceu Marcelo, encantado com as várias gerações de funcionários ativos na empresa.

 

Veja a galeria de fotos da visita do Presidente da República à Quinta de Soalheiro

 

 

 

“Que os jovens não se resignem à ideia de partir e não voltar”

 

 

Nos anos setenta (1974) a paixão pela viticultura levou João António Cerdeira, com o apoio de seu pai, António Esteves Ferreira, a plantar a primeira vinha de Alvarinho e a criar em 1982 a primeira marca de Alvarinho em Melgaço e a quarta marca de Alvarinho na sub-região de Monção e Melgaço.

A Quinta de Soalheiro tem um perfil profundamente familiar cuja dedicação aos vinhos se expressa em vinhos elegantes e vibrantes, sendo atualmente gerida por Maria Palmira Cerdeira, e pelos seus filhos, Maria João Cerdeira e António Luis Cerdeira, o enólogo da Quinta.

A evolução da Quinta de Soalheiro tem sido constante e gradual. A adega, renovada recentemente, cria um espaço que permite uma otimização da capacidade de vinificação com zonas específicas de fermentação e estágio, preservando todas as condições para paparicar os vinhos tornando-os exclusivos.

Aqui não são poupados os pequenos detalhes fundamentais para garantir a consistência de qualidade dos grandes vinhos, permitindo um espaço que funcionalmente respeita a tradição vitícola e enológica, abrindo as portas à descoberta dos diferentes Soalheiros.

No périplo que está a fazer, Marcelo Rebelo de Sousa mostra-se também muito satisfeito com a dinâmica que os jovens estão a ter na região.

“Isso é importante.  Que não se resignem à ideia de que o destino de quem aqui nasce é partir e não voltar”, apelou o Presidente da República.

 

 

Périplo pelo Alto Minho

 

O Presidente da República encontra-se a fazer um périplo pelo Alto Minho. Esta segunda e terça-feira esteve já em Caminha. Depois de Melgaço passará ainda por outros concelhos, nomeadamente Paredes de Coura. Estão também previstas passagens esta quarta-feira por Arcos de Valdevez e Viana do Castelo.

 

Veja o vídeo

 

 

PUB