PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Manoel Batista é o novo vice-presidente da Rede Europeia ‘RegrowTown’

4 Fevereiro, 2022 - 14:23

884

0

Rede foi constituída em 2021 e conta já com participações ativas no URBACT City Festival 2021 e na European Week of Cities and Regions.

Manoel Batista, presidente da Câmara de Melgaço, é o novo vice-presidente da rede europeia RegrowTown, que visa “dar voz audível” e granjear o reconhecimento junto das Autoridades Europeias, do mérito e particular contexto dos aglomerados urbanos com menos de 50.000 habitantes.

 

A RegrowTown foi fundada por um conjunto de pequenas regiões da Europa, Altena, na Alemanha, Idrija, na Croácia, Nyirbator, na Hungria, Aluksne, na Letónia, Isernia, em Itália, Manresa, em Espanha, Igoumenitsa, na Grécia, e Melgaço, em Portugal, e que integraram a rede Re-GrowCity patrocinada pelo URBACT.

 

São regiões que têm experiência comprovada na adoção de práticas inovadoras em contextos de severa restrição de recursos sendo capazes de ativar a sociedade civil e promover a reanimação urbana, nomeadamente pelo uso temporário dos edifícios e espaços comerciais devolutos, com pouco ou mesmo nenhum financiamento externo.

 

“Ambicionamos que aglomerados urbanos de todas as dimensões devam ser apoiados através de iniciativas de política que fomentem soluções em escalas diferentes. Só então pode a aceitação e o suporte dos ideais europeus ser salvaguardado e desenvolvido junto dos muitos cidadãos que vivem nas nossas pequenas cidades”, disse Manoel Batista.

 

“Embora quase 50% dos aglomerados urbanos na Europa estejam em efetiva contração, são, no entanto, as ‘pequenas e médias cidades’ que mais arduamente sentem os efeitos e mais se esforçam por sensibilizar e influenciar os processos de política nacionais e europeus”, prosseguiu o autarca socialista.

 

“Enquanto as grandes cidades e as suas áreas metropolitanas se encontram em crescimento, atraindo residentes apesar dos conhecidos problemas crescentes, entre outros, com habitação, mobilidade, e impacto ambiental, simultaneamente, as pequenas cidades perdem população e vêem diminuída sua relevância para famílias trabalhadoras e jovens profissionais, apesar de quase sempre proporcionarem reconhecidos índices de qualidade de vida, mas sobretudo cumprindo tantas vezes, indispensáveis funções administrativas e de serviço regional”, realçou.

 

“Todas as cidades europeias (pequenas, médias ou mesmo grandes) necessitam de apoio no que respeita à provisão de funções sociais e económicas essenciais. Sentimos por isso que o financiamento orientado ao desenvolvimento urbano, deve distribuir-se de forma mais igualitária, sendo que os programas e fundos de consolidação estruturais, devem ser acessíveis a todos os municípios, independente da sua dimensão”, defende Batista.

A rede foi constituída em 2021 e conta já com participações ativas no URBACT City Festival 2021 e na European Week of Cities and Regions.

 

Andreas Holstein, ex-presidente da Câmara Municipal de Altena (Alemanha), vila exemplo de sucesso e na qual Melgaço se apoiou e inspirou para pôr em prática o bem-sucedido projeto Melgaço Tem Pop-Up, assume a presidência da rede RegrowTown.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]