PUB
A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou esta sexta-feira as lojas Pop-Up mais recentes de Melgaço. Recorde-se que a governante marcou presença no encerramento do programa Urbact/ RegrowCity, Melgaço Tem Pop-Up.
Desde que arrancou em 2019, o programa Melgaço Tem Pop-Up registou a concretização de 15 projetos de negócio / atividades, contando, nomeadamente, com 13 projetos lojistas e duas lojas âncoras com atividades de IPSS´s, artistas, e demais sociedade civil.
Destes seis maturaram o modelo de negócio e transitaram já em permanente/definitivo, sejam em espaços inicialmente afetos ao programa, seja em lugar próprio fora deste.
“Nunca algo de semelhante tinha sido antes tentado. Esta foi uma aposta arriscada e ambiciosa, com obstáculos que se anteviam difíceis de transpor, mas que quisemos enfrentar, enquanto desafio que urgia assumir em prol do território e das gentes de Melgaço”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista.
“Cedo percebemos que aderir Programa URBACT implicaria um forte e profundo envolvimento de todas as partes da sociedade melgacense, fazendo os seus mais ativos atores e agentes participar dos processos de decisão e ação”
“Numa gestão urbana (e territorial) moderna, endereçando por vezes problemas antigos e complexos, como é o caso do declínio prolongado (de que sabemos padecem grande parte das vilas e cidades do interior e da Europa), há que ter a coragem de envolver e comprometer, diria mesmo coresponsabilizar a sociedade civil, empoderando os atores, mas também promovendo a iniciativa e participação na experimentação de soluções, tantas vezes arriscadas”, prosseguiu o autarca socialista.
Ministra da Coesão Territorial visitou as lojas Pop-Up mais recentes [créditos: Story Board – Photography]
Visivelmente satisfeito, Manoel Batista considera que esta “é uma aposta ganha”. Os resultados ao nível da dinamização do tecido económico e da reanimação do espaço público satisfazem já o Município.
“Esta é uma realidade já reconhecida e elogiada pelos parceiros europeus, mas sobretudo pela sociedade melgacense, que interiorizou a valia e eficácia deste nosso Melgaço Tem Pop-Up, continuando a abordar-nos com constantes propostas de empreendedorismo e “oferta” de espaços a associar ao programa”, apontou.
O programa tem vindo a granjear a confiança de novos senhorios aderentes, que têm entregado os seus espaços para ocupar graciosamente.
Neste enquadramento, aos 12 espaços iniciais, juntam-se mais três novos: o n.º 113 da Rua José Cândido Gomes de Abreu, uma loja na Rua da Barbosa e um novo espaço na Rua Dr. Afonso Costa. E há ainda a notícia de alguns projetos/candidaturas de novos negócios que estão a ser analisados pelo grupo de trabalho para abrirem brevemente e que totalizam cerca de seis novas lojas.
Recentemente, num estudo sobre as Redes de Transferência URBACT o projecto Melgaço Tem Pop-Up foi distinguido. “Melgaço tem sido um excelente parceiro da Rede Re-GrowCity. De longe, tem excedido as suas próprias expectativas para a transferência das boas práticas, contribuindo também para melhorias nas atividades da cidade líder de Boas Práticas, Altena”, lê-se no documento, conduzido pelo perito URBACT, Matthew Baqueriza Jackson.
PUB
Comentários: 0
0
0