O Presidente da Câmara Municipal de Melgaço abriu esta sexta-feira a Festa do Espumante a defender a criação de uma DOC (Denominação de Origem Controlada) própria para a Sub-região Monção&Melgaço.
José Albano Domingues considera que um selo de origem própria da sub-região Monção&Melgaço, dentro da Região dos Vinhos Verdes, já não é suficiente.
O edil melgacense considera, por isso, que é necessário ir mais além.
“É precisamente para consolidar e proteger este património único que enfrentamos, enquanto Sub-região, um desafio ambicioso e estruturante: a contrução da Denominação de Origem Controlada (DOC) para Monção&Melgaço”, referiu.
“Uma marca diferenciadora e que faria justiça à excelência dos nossos vinhos. Iria reforçar e valorizar a identidade dos nossos vinhos, especialmente os Alvarinhos e os espumantes sob uma marca distinta, reconhecida e controlada”, prosseguiu.
No entanto, considera o autarca, “o caminho para a DOC não é fácil. Não é um mero formalismo. É um projeto estratégico, que visa afirmar de uma vez por todas a identidade singular dos nossos vinhos no panorama nacional e internacional”.
Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]
A Festa do Espumante começou hoje, no Largo do Mercado. Prolonga-se até domingo.
No total, são 17 produtores de espumante, 10 produtores locais e dois restaurantes que marcam presença na próxima edição da Festa do Espumante de Melgaço.
Confira o que ainda pode ver e ouvir
28 Novembro
22h00 Música ao vivo com “Hourglass”
23h55 DJ Mike Beret
29 Novembro
11h00 Abertura
15h00 Prova Comentada
15h30 Showcooking restaurante O Brandeiro
17h00 Showcooking restaurante 5 Sentidos
22h00 Música ao vivo com Tiago Bettencourt
23h55 DJ Parreca
30 Novembro
11h00 Abertura
14h00 Música ao Vivo
20h00 Encerramento











Comentários: 0
0
0