PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço já tem mais uma torre de telecomunicações (também foi decorada a preceito)

15 Julho, 2021 - 21:03

1113

0

PUB Foi inaugurada esta quinta-feira, em Melgaço, mais uma torre de telecomunicações da Altice Portugal. Está localizada na Branda da Aveleira, freguesia de Gave. “Por tratar-se de uma zona de elevado […]

PUB

Foi inaugurada esta quinta-feira, em Melgaço, mais uma torre de telecomunicações da Altice Portugal. Está localizada na Branda da Aveleira, freguesia de Gave.

“Por tratar-se de uma zona de elevado valor natural e de forma a minimizar o impacto da antena na paisagem, promoveu-se uma intervenção artística na mesma, à semelhança do que aconteceu com a torre no centro da Vila. A torre retrata alguns dos elementos que caracterizam a nossa região, como a natureza, o turismo, a tradição agrícola e a comemoração do Dia do Brandeiro”, aponta o Município.

O equipamento foi artisticamente intervencionado por Rafa López e no âmbito do Programa de Residências Artísticas Amar o Minho, promovido pelo consórcio MINHO IN (constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado) e coordenado pela Zet Gallery.

“Ao promover uma melhor inserção deste elemento na paisagem, preserva-se a qualidade da intervenção urbanística levada a cabo na aldeia, ao mesmo tempo que estamos a apoiar a transição digital do turismo naquela aldeia. A Branda da Aveleira tinha uma deficiente cobertura de rede móvel, o que criava algumas condicionantes em situações de potencial emergência, mas também ao nível do serviço prestado ao turista”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista.

 

 

Nova torre de telecomunicações da Altice está na Branda da Aveleira
[Fotografias: Município Melgaço]

 

 

“A Branda da Aveleira é uma aldeia que oferece um produto turístico diferenciador, na natureza, e com elevada procura. Este equipamento veio dotar a aldeia, e Melgaço, de melhores condições tecnológicas”, prosseguiu o autarca.

“Ao nível das tecnologias dar nota também de que está a ser colocado no terreno um investimento, partilhado entre a DS Telecom e a autarquia, que levará fibra ótica a 75% da população do município. Estas infraestruturas vão permitir à população de Melgaço usufruir de uma rede móvel e fixa mais rápida e resiliente e, consequentemente, de uma evolução significativa dos índices de conectividade da região”, concluiu.

O investimento, com a intervenção artística, foi de 11.808 euros, cofinanciado pelo FEDER, através do NORTE 2020, no âmbito do projeto âncora Ações de Qualificação dos Produtos Turísticos Estratégicos do Minho – Touring Cultural (Património Cultural/Aldeias de Portugal), inserido na estratégia Amar o Minho, EEC PROVERE MINHO INOVAÇÃO.

O projeto tem como principais objetivos a qualificação do touring cultural através da qualificação do produto turístico Aldeias de Portugal (Minho) e, particularmente no caso de Melgaço, na qualificação da rede de percursos pedestres e cicláveis que se encontra em implementação e contará com uma taxa de cofinanciamento das despesas elegíveis de 85%.

 

[Fotografias capa: Município Melgaço]

 

PUB