PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Este Alvarinho voltou aos EUA… e ganhou novamente medalha de ouro!

27 Junho, 2025 - 19:25

789

0

Alvarinho Trajadura Dona Paterna 2023.

O Alvarinho Trajadura Dona Paterna, colheita de 2023, foi galardoado com medalha de ouro (pontuação de 90 pontos) na 7ª edição do Sommeliers Choice Awards 2025, competição norte-americana que premeia os vinhos com maior qualidade e potencial gastronómico.

 

Todos selecionados por um painel de sommeliers, compradores e especialistas do setor Horeca.

 

Sommeliers Choice Awards é um concurso anual realizado em São Francisco, nos Estados Unidos da América (EUA) com foco no setor da restauração.

 

Os vinhos são avaliados com base na sua qualidade, tipicidade, equilíbrio e valor gastronómico, sendo premiados apenas os que se destacam pela versatilidade à mesa e apelo comercial.

 

As provas são conduzidas por um painel de sommeliers premiados, compradores, diretores de bebidas e consultores especializados em vinhos.

 

É organizado pela Beverage Trade Network, reconhecida na organização de eventos como o London Wine Competition, o International Bulk Wine and Spirits Show e o USA Trade Tasting.

 

 

Produzido na sub-região de Monção e Melgaço, este vinho resulta da combinação harmoniosa entre a casta Alvarinho e a casta Trajadura, e destacou-se pela sua cor palha clara, aromas florais e cítricos e pelas notas vibrantes de toranja, pêssego e abacaxi no paladar, com acidez crocante e final limpo e refrescante, assim o descreve a própria nota de prova oficial.

 

“O nosso Alvarinho Trajadura é leve, mas com identidade; fresco, mas complexo e esta distinção internacional prova que a elegância também conquista medalhas”, afirma Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.

 

“Este vinho tem tudo para conquistar quem o prova: frescura, leveza e um perfil que se adapta a qualquer mesa. É uma combinação clássica da nossa região, feita com respeito pela tradição e apurada com tempo e experiência”, acrescenta.

 

Este é o segundo ano consecutivo em que o Alvarinho Trajadura Dona Paterna, da mesma colheita (2023), conquista medalha de ouro neste concurso internacional. Uma repetição que atesta a consistência da qualidade e o reconhecimento contínuo por parte dos profissionais do setor, nomeadamente sommeliers e especialistas ligados ao canal Horeca.

 

 

[crédito fotografia: Dona Paterna]