Está na freguesia de Parada do Monte, em Melgaço. Foi construída a partir de ruínas onde outrora viveu uma família de 11 pessoas. Segundo o jornal O Minho, começou a ser recuperada em 2010. Foi concluída em 2016 com a assinatura do arquteto Nuno Brandão Costa.
Cinco anos depois, este edifício parece catapultado para a fama mundial no campo da arquitetura.
Um dos maiores destaques aconteceu logo em janeiro desse mesmo ano de 2016, com o Archdaily.
“A ampliação da casa onde se alojam a sala de estar e três quartos é um corpo subterrâneo, que ganha iluminação natural através da abertura de um pátio a nascente recortado no terreno e pela extensão poente da fachada original. Um paramento em granito, feito com pedras de uma outra construção local entretanto demolida“, lê-se neste portal dedicado à arquitetura.
“A pequena casa, contém a zona de comer e cozinhar em dois pisos, ligados por uma escada interior encostada á fachada Norte“, prossegue o Archdaily.
Veja a galeria de fotos [todos os créditos: André Cepeda]
No entanto, já esta terça-feira, O Minho dá conta de que esta casa mereceu destaque no portal Archello que, refere aquele jornal, “é a comunidade de arquitetura que mais cresce online”.
O edifício tem também merecido destaque noutras publicações especializadas como a Ignant.
Diz ainda O Minho que a área da casa (com sala de estar, cozinha, sala de jantar, três quartos, pátio e piscina) estende-se por 349 metros quadrados.
Comentários: 0
0
1