Foram inauguradas esta quarta-feira as obras de remodelação e ampliação da Creche da Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. Com a intervenção, o espaço – inaugrado em 1996 – mais do que duplica a capacidade: passa de 41 para 84 crianças.
O investimento superou os 200 mil euros, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No entanto, a atual Mesa Administrativa liderada pelo Provedor Jorge Ribeiro, mostrou as contas: em cinco anos, o investimento feito na instituição já ultrapassa meio milhão de euros.
“Este valor expressivo representa, de forma inequívoca, o compromisso da instituição em garantir condições de excelência às crianças e às famílias que serve. O edifício está agora mais seguro”, disse desde logo Jorge Ribeiro.
De acordo com o Provedor, a Santa Casa da Misericórdia está agora dotada de melhores medidas de segurança contra incêndios, portas corta-fogo com sistemas elétricos de retenção, saídas de emergência ligadas às centrais de incêndio e sistemas de abertura com reconhecimento facial.
O nível de conforto também melhorou exponencialmente. Surgiram novas salas e existe agora a climatização integral do edifício. A mobilidade tornou-se mais fácil com eliminação de degraus ainda existentes. Foram instaladasplataformas elevatórias.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Foram criados novos espaços de recreio e também novos espaços para os trabalhadores.
“Temos hoje aqui um edifício moderno, seguro, e confortável. Respondemos agora a todas as famílias de Melgaço ao nível da creche. Este é o reflexo de uma instituição que permanece resiliente e comprometida com a sua missão”, prosseguiu o Provedor.
No seu discurso, Jorge Ribeiro lembrou ainda que a Santa Casa da Misericórdia de Melgaço é hoje o “maior investidor privado do concelho”.
“Privilegiamos os fornecedores locais, promovendo também o emprego indireto e dinamizando a economia local. Numa região de baixa densidade, somos muitas vezes a única resposta disponível para as famílias. Assumimos este legado com responsabilidade e queremos deixar uma Santa Casa ainda mais capaz de servir a comunidade”, concluiu.
Veja a galeria de fotos [crédito: Rádio Vale do Minho]
José Albano Domingues: “Trabalho notável”
Visivelmente orgulhoso com o resultado da obra, o Presidente da Câmara de Melgaço, José Albano Domingues saudou desde logo “a vontade, o empenho e a criatividade” que a atual Mesa Administrativa tem em “construir mais com menos”.
Sem poupar nos elogios, o edil melgacense apontou o “trabalho notável feito ao longo da última década” pela equipa liderada por Jorge Ribeiro, e que torna “bem visível o papel importante da Santa Casa em Melgaço, não só em cuidar de gerações mas também em gerar emprego”.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
A Santa Casa da Misericórdia de Melgaço é uma das mais prestigiadas Instituições de Solidariedade. Fundada em 1545 tem vindo a prestar apoios sociais aos mais desfavorecidos.
Atualmente dedica-se a três áreas de intervenção prioritárias, apoio ao Idoso, Infância e Ação Social.
Disponibiliza um conjunto de serviços imprescindíveis à melhoria da qualidade de vida da população desfavorecida: equipamentos de Infância; Serviço de Apoio Domiciliário; Banco de Ajudas Técnicas; gabinete de Psicologia; apoio alimentar; apoio social; Centro de Emergência Social (refeitório, balneário e lavandaria social); Cantina Social e Loja Social.










Comentários: 0
0
0