Melgaço vai assinalar o Dia da Floresta Autóctone na próxima terça-feira. De acordo com o Município, vão ser plantados na Porta de Lamas de Mouro cerca de 30 exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur).
A ação contará com a participação de grupos escolares e parceiros locais, reforçando o compromisso ambiental do Município e a importância de envolver os mais jovens na preservação da natureza.
Os exemplares foram doados por Lucy Small, profissional de Ambiente e Sustentabilidade.
Um grupo previamente definido (da EPRAMI – polo de Melgaço), vai proceder à plantação dos carvalhos-alvarinho, mas toda a comunidade é convidada a assistir, participar numa caminhada e celebrar este momento de compromisso com a floresta autóctone.
A ação conta ainda com o apoio técnico da equipa do CNAF (Corpo Nacional de Agentes Florestais) – ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas) e da Comunidade Local de Baldios de Lamas de Mouro, responsável pela indicação e proteção do local de plantação.
Programa
14h00 – Acolhimento e boas-vindas “Unidos pela Floresta: Parcerias que Plantam o Futuro” | Isabel Ramalhosa (Coordenadora da Porta Lamas de Mouro)
14h30 – “Recolher, Semear, Proteger: um ciclo de esperança verde” | Lucy Small (Profissional de Ambiente e Sustentabilidade)
15h00 – Caminhada até ao local da plantação
15h30 – Plantação de exemplares de carvalho-alvarinho ( )
16h15 – Encerramento simbólico e entrega dos Certificados de Guardião(ã)
Comentários: 0
0
0