PUB
O vento forte e a chuva intensa que estão a fazer sentir-se no Alto Minho devido à passagem da depressão Karim já provocaram a queda de várias árvores no distrito de Viana do Castelo durante a noite e também durante a manhã deste sábado.
Em Âncora, concelho de Caminha, uma árvore caiu na EN13 pelas 10h15. No local sete operacionais e três viaturas a resolver a situação.
Em Ponte de Lima, na União de Freguesias de Fornelos e Queijada, queda de árvore na Rua das Mimosas pelas 10h00. No local três operacionais e uma viatura.
Em Viana do Castelo, freguesia de Outeiro, queda de árvore na EN302 pelas 9h48. No local três operacionais e uma viatura.
Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais provocados por estas situações.
A depressão Karim está nesta altura a assolar o Alto Minho e a Proteção Civil emitiu já um alerta à população para o mau tempo que deverá fazer sentir-se durante o fim-de-semana.
O dia de sábado deverá ser marcado por chuva “temporariamente forte a partir da manhã no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o restante território”. O vento vai soprar até 50 km/h do quadrante sul, por vezes, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da tarde.
Para domingo, está prevista chuva “temporariamente forte durante a madrugada no interior, passando a aguaceiros”. É apontada a possibilidade de granizo. Neve acima de 1000 metros de altitude. O vento vai soprar até 30 km/h do quadrante oeste rodando para noroeste, por vezes temporariamente forte até 40 km/h nas terras altas.
Face ao cenário previsto, a Proteção Civil recomenda à população:
- Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes
e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das
águas; - Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a
possível formação de gelo nas vias rodoviárias; - Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas
para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; - Evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível,
adotar as seguintes medidas: - Verificação do estado dos pneus e respetivas pressões;
- Transporte e colocação das correntes de neve nos veículos;
- Assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos
alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de
tempo, em caso de retenção nas vias afetadas; - Garantir que os sistemas de aquecimento dos veículos se encontram em bom estado de
funcionamento.
Os distritos de Viana do Castelo e de Braga serão os mais afetados por esta depressão em Portugal. A partir desta sexta-feira, e até domingo, todo o distrito de Viana do Castelo vai estar sob aviso amarelo (terceiro mais grave numa escala de quatro) devido à previsão de rajadas (vento muito forte), períodos de chuva por vezes forte e agitação marítima.
[Fotografia: Arquivo / BV Monção]
PUB
Comentários: 0
0
0