PUB
O Alto Minho vai estar sob avisto laranja a partir das 21h00 devido ao mau tempo que vai fazer sentir-se nos próximos dias. O aviso, colocado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é o segundo mais grave numa escala de quatro e vai estar em vigor até às 18h00 da próxima terça-feira.
O IPMA alerta sobretudo para forte agitação marítima, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 12 a 14 metros de altura máxima.
Proteção Civil alerta para chuva e neve
Entretanto, este domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população devido à precipitação, neve e aumento da agitação marítima, recomendando à população que tome medidas de prevenção como adotar uma “condução defensiva”.
No aviso à população, a ANEPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio por eventual acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água e para a possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
Para esta segunda-feira, as previsões apontam para períodos de chuva que passam a aguaceiros, acompanhados de trovoada no Norte e Centro, com possibilidade de queda de neve acima de 800/1000 metros no Norte e acima de 1000/1200 metros no Centro. Vento do quadrante oeste, a soprar moderado a forte (até 50 km/h) a partir da tarde, no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas do Norte.
[Fotografia: DR]
Comentários: 0
0
0