Depois da forte adesão à entrega de 60 euros em sementes por cada habitação, da disponibilização de equipamentos agrícolas, e da oferta de lenha a pessoas com mais de 65 anos e de 20 pintos por casa, a Junta de Freguesia de Linhares, Paredes de Coura, acaba de avançar com a criação das estufas comunitárias.
Os baldios da freguesia adquiriram a um privado oito estufas desativadas, com uma área aproximada de 3.500 m2, recuperou-se e colocou-as à disposição da população.
Das 25 parcelas existentes, 23 foram imediatamente preenchidas para plantações de hortaliças e flores.
O presidente da Junta de Freguesia explica que restam duas parcelas que ficam ao cargo dos baldios de Linhares para criar um viveiro de carvalhos e sobreiros, mas também com o objetivo de recuperar algumas árvores de fruta características do Norte e deixaram de ser plantadas.
Desde que ganhou as eleições autárquicas de 2009, Amândio Pinto tinha a grande preocupação com o desinteresse dos habitantes de Linhares para com a atividade agrícola e avançou para a rentabilização dos baldios, geridos pela junta que lidera.
Num verdadeiro incentivo à agricultura de subsistência, o autarca criou um plano de apoios aos agricultores para os próximos 20 anos, e já faz um balanço positivo.
Amândio Pinto não tem dúvidas que Linhares é um exemplo para as outras freguesias. Numa altura de crise, estas medidas “simples” contribuem para reduzir o orçamento familiar.
É o dar seguimento ao projeto de desenvolvimento rural na freguesia de Linhares. Estas medidas inovadoras são para manter, e já se pensa em mais novidades para 2013.
Em dois anos, a autarquia local já investiu cerca de 120 mil euros, para dar as “melhores” condições aos 170 moradores fixos e aos visitantes.
Comentários: 0
0
0