PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Lampreia: Chef Rui Ribeiro desafia restaurantes a apostar em novas ideias

15 Fevereiro, 2016 - 08:49

311

0

Especialista sublinha a importância de atrair os mais jovens na degustação deste prato típico do Vale do Minho.

O chef de cozinha Rui Ribeiro defende que os restaurantes devem apostar em novas ideias para confecionar a lampreia. Para além da aquisição de conhecimento, o especialista considera que é urgente atrair mais aficionados deste prato. “Se isso não acontecer, corremos o risco do público fugir cada vez mais. Quando mostramos a lampreia aos mais jovens, eles habitualmente assustam-se e dizem «Não! Aquele bicho feio não!». Mas com novas ideias podemos chegar até eles. Há que transformar a lampreia e confecioná-la de outras formas para podermos atraí-los”, disse à Vale do Minho.
Com 31 anos, Rui Ribeiro é atualmente um dos mais conceituados mestres da cozinha na região. Está ao leme do restaurante ‘Abrigo do Taboão’, em Paredes de Coura. Sobre a melhor maneira de cozinhar uma boa lampreia, Rui Ribeiro sublinha que “é boa de qualquer forma, desde que a base esteja lá. O importante é mantermos os temperos”.
Recorde-se que arrancou na passada sexta-feira a VII edição da “Lampreia do Rio Minho – Um prato de Excelência”. O projeto, recorde-se, é da ADRIMINHO, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.
Durante fevereiro e março vai ser possível degustar este prato tradicional em cerca de 100 restaurantes espalhados por Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Monção e Melgaço.