PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

José Emílio Moreira: «Saída de Monção do Alvarinho Wine Fest foi má decisão»

3 Maio, 2017 - 03:27

264

0

Grão-Mestre da Confraria do Alvarinho defende que solução passa por «repensar o modo de fazer».

O Grão-Mestre da Confraria do Alvarinho considera que a não participação do Município de Monção na edição deste ano do Alvarinho Wine Fest, em Lisboa, foi “uma má decisão”. Em declarações à Rádio Vale do Minho, José Emílio Moreira fez questão de transmitir uma opinião “como cidadão” e sublinha que a solução passará por “repensar o modo de fazer”.
Recorde-se que foi na semana passada que a autarquia monçanense anunciou não vai participar na edição deste ano daquele evento que já somou duas edições (em 2015 e 2016). Promovido pelo grupo Cofina, vinha contando com o envolvimento dos Municípios de Monção e Melgaço. Em 2016, o evento realizou-se no Patio da Galé. Os custos rondaram os 400 mil euros e cada uma das autarquias contribuiu com 65 mil euros. Só que desta vez, Monção não está disposta a alinhar. O líder da Confraria do Alvarinho discorda da decisão tomada e sublinha que o Alvarinho deve ser promovido no exterior. “Sempre tenho defendido a realização de certames fora de Monção. Sejam em Lisboa, no Porto ou no Algarve. Não chega fazê-los aqui. Todos os anos devemos analisar o que aconteceu nas edições anteriores. Corrigir o que foi menos perfeito, inventar novas maneiras de atrair público. Mas continuar”, disse o também antigo presidente da Câmara de Monção.
Com uma vida inteira dedicada ao Alvarinho, José Emílio Moreira recorda que “um certame leva muitos anos a conquistar o público”. “Estive 12 anos à frente de uma das maiores empresas vitícolas de Monção e Melgaço e sei o quanto custou lançar certas marcas que hoje são líderes de mercado. Por isso é que não podemos desistir!”, exclamou. “Temos é de repensar o retorno dos muitos milhares de euros que se investem”.
À semelhança da edição anterior, a edição deste ano do Alvarinho Wine Fest deverá realizar-se nos primeiros dias de junho. O local ainda não está definido. A edição do ano passado, realizada no Pátio da Galé, registou 7.700 visitantes.