“Hoje é um dia que fica gravado na minha vida. Um dia de profunda humildade, de imensa gratidão, de um sentido de responsabilidade que pesa muito, mas que me encoraja e me enche de determinação”. As palavras foram proferidas hoje por José Albano Domingues, na cerimónia da sua tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de Melgaço.
O novo autarca recorde-se, foi eleito pela AD (PSD/CDS-PP) nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
No seu discurso, José Albano Domingues assegurou que a atuação do novo Executivo Municipal irá incidir sobre “quatro pilares fundamentais”.
O primeiro, referiu, são “as pessoas no centro das políticas”. Considera o novo edil que “Melgaço sente, como poucos, o flagelo do despovoamento e do envelhecimento. Não queremos aceitar isto como um destino inevitável”.
“Teremos de criar condições para fixar as nossas gentes, sobretudo os nossos jovens. Apoiar o empreendedorismo, simplificar os licenciamentos, atrair investimento privado que crie emprego digno e que permita sustentar as nossas e as vossas famílias”, disse.
O segundo pilar passa pelo desenvolvimento económico e sustentado. Aponta José Albano Domingues que “o nosso Alvarinho é um cartão de visita municipal, mas vamos potenciá-lo ainda mais”.
“Queremos apoiar os nossos produtores e queremos promover a nossa vinha. Mas a nossa riqueza não pode estar só no vinho! Está também no turismo de natureza. O Parque Nacional da Peneda-Gerês, o nosso rio Minho, as nossas termas, a nossa montanha terão de ser ativos brutais. Vamos investir na sua valorização, criando uma oferta turística que seja motivo de orgulho para nós e uma referência para quem nos visita”, assegurou.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
A valorização do território e dos serviços públicos surge como terceiro pilar. “Um concelho coeso é um concelho com serviços de proximidade. Lutaremos para manter, para melhorar e para incrementar os serviços de saúde”, garantiu.
Apoiar bombeiros e associações estão também entre as prioridades do novo Presidente da Câmara, e “garantir que a educação é uma prioridade, dotando escolas de mais oportunidades”.
Por último, o quarto pilar passa por uma gestão transparente. “A Câmara Municipal não é uma ilha. Seremos uma Câmara de portas abertas que ouve as Juntas de Freguesia, que dialoga com as associações, que envolve a comunidade”, afirmou o novo autarca.
“A transparência será a nossa bandeira. Prestaremos contas de forma clara e regular, porque a confiança dos cidadãos é o nosso bem mais precisoso”.
Na reta final, José Albano Domingues frisou ainda que “tomar posse como Presidente da Câmara de Melgaço não é para mim a conquista de um cargo. É uma missão. É a aceitação de um serviço a esta terra que me viu nascer à qual também eu muito devo”.
“Não vos prometo milagres. Prometo-vos trabalho! Um trabálho árduo! Uma dedicação total e uma mão sempre estendida. Vamos juntos escrever um novo capítulo na história de Melgaço, que seja de esperança, de desenvolvimento e de orgulho coletivo”, concluiu.
Nas eleições autárquicas do passado dia 12 de outubro, para a Câmara Municipal de Melgaço, a AD alcançou 53% dos votos. O PS obteve 40,77%.
A AD colocou três elementos no Executivo Municipal. O PS dois.
Comentários: 0
1
0