Portugal começou a disputa do Mundial de Ciclismo de Pista Santiago 2025 na noite desta quinta-feira com a conquista da medalha de bronze por Iúri Leitão, no scratch masculino.
O alemão Moritz Augenstein ficou com a medalha de ouro, enquanto o holandês terminou com a prata.
No Velódromo de Peñalolén (palco da modalidade nos Jogos Pan-Americanos 2023), em Santiago, Iúri – natural de Viana do Castelo – fez uma prova regular, mantendo-se nas posições intermediárias, alternando entre a sexta e a sétima posições até as últimas das 40 voltas.
Perto do fim, o ciclista português apertou o ritmo e deixou para trás Bertold Drijver e Campbell Stewart, completando os 10km e cruzar a linha de chegada.
O bronze somente foi confirmado após recontagem das voltas e a exclusão de Jules Hesters, que tocou Iúri quando o luso realizava o seu sprint final.

[crédito fotografia: FP Ciclismo]
Atual tetracampeão europeu no scratch, o pódio na capital chilena é o primeiro de Iúri em Mundiais nesta disciplina. Antes, o atleta vianense foi ouro no omnium no Mundial de 2023 e prata na corrida de eliminação na edição de 2021.
Aos 27 anos de idade, Iúri Leitão é o o atual campeão Olímpico no madison e prata no omnium.
O bronze desta quinta-feira é mais uma medalha ao vasto palmarés na temporada 2025 do ciclismo português. Iúri Leitão voltará a competir nesta sexta-feira, na prova do quilómetro (contrarrelógio).
Comentários: 0
1
0