O I Congresso Internacional “O Teatro do Oprimido no Século XXI” começa hoje e prolonga-se até ao próximo sábado, decorrendo no Cineteatro de Cerveira, por onde vão passar numerosos especialistas nacionais e internacionais.
A abertura oficial do congresso está agendada para as 14h30 e a primeira conferência ocorrerá meia hora depois.
Hélder Costa (Teatro A Barraca) é o convidado e falará sobre “O Teatro como arte marcial”. A organização é da responsabilidade da Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural e conta com o apoio da Câmara Municipal.
O congresso vai debater teorias, técnicas e metodologias para a intervenção social, cultural e educativa no século XXI, com a presença de especialistas nacionais e internacionais de diversas áreas das Ciências da Educação, Sociologia, Psicologia, Medicina, Antropologia e Teatro, entre outras, numa reflexão sobre o Teatro do Oprimido e a sua importância como metodologia interventiva nas diversas áreas.
A Intervenção – Associação para a Promoção e Divulgação Cultural é um organismo sem fins lucrativos, que tem como objetivos a realização e organização de congressos, seminários, jornadas, mostras, conferências, reuniões, edições, publicações e ações de formação nos domínios da Animação Sociocultural, Associativismo, Educação, Fantoches e Formas Animadas, Música, Teatro, Turismo, Voluntariado e outras.
Para Hélder Costa, ao abordar “O Teatro como Arte Marcial é uma frase que reflete bem a ação de Boal, daí a ter escolhido para título de uma comunicação claramente autobiográfica. Sendo Boal uma referência maior no Teatro do Oprimido, tive a honra e o privilégio de privar com ele na Barraca e com ele partilhar um momento de transformação que, à época, marcava o país e as pessoas. E é sobre a presença e o legado que Boal nos deixou que incidirá esta intervenção, com relatos, passagens, experiências e vivências que marcaram e definem um percurso, uma história de vida e de forma mais lata, o próprio teatro em Portugal”.
Pelas 16h00 horas está marcado o Painel I: Teatro do Oprimido e Movimentos Sociais no Século XXI, com coordenação de José Dantas Lima Pereira.
Às 18h00 horas terá início o Painel II, sobre “Teatro do Oprimido e Grupos de Risco”, coordenado pelo investigador António Souza e Silva.
Os trabalhos prolongam-se durante o resto da tarde.
Comentários: 0
0
0