PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Há mais 30 carvalhos-alvarinho em Melgaço

26 Novembro, 2025 - 14:27

1083

0

Dia da Floresta Autóctone.

Há mais 30 carvalhos-alvarinho (Quercus robur) em Melgaço. As árvores foram plantadas nas Portas de Lamas de Mouro, numa iniciativa do Município local que pretendeu celebrar o Dia da Floresta Autóctone.

 

O momento contou com a participação da EPRAMI – polo de Melgaço, parceiros locais e entidades que trabalham diariamente pela preservação do património natural.

 

 

[crédito fotografia: Município Melgaço]

 

 

Os exemplares plantados foram oferta de Lucy Small, profissional de Ambiente e Sustentabilidade, que partilhou também uma reflexão inspiradora sobre o ciclo natural de recolher, semear e proteger.

 

A atividade integrou ainda uma caminhada até ao local de plantação, momentos de sensibilização ambiental e a entrega dos Certificados de Guardião(ã).

 

 

[crédito fotografia: Município Melgaço]

 

 

Durante a visita, os participantes puderam também conhecer a exposição fotográfica “Ludwigia peploides: um perigo para a biodiversidade do rio Minho”, patente na Porta de Lamas de Mouro até 7 de dezembro.

 

A mostra, com fotografias de Carlos Venade, alerta para o impacto desta planta invasora e destaca o trabalho do projeto LudVISION Minho.

 

Segundo o Município, já foram removidas mais de 11 toneladas na zona da Rede Natura 2000 em Melgaço.

 

 

 

[crédito fotografia capa: Município Melgaço]