PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Minho

Guardia Civil apanha suspeito de violento assalto a ourivesaria no Minho

19 Setembro, 2025 - 10:49

1281

0

Tem 34 anos e “apresenta uma vasta ficha biográfica por crimes violentos”.

A Guardia Civil deteve em Alicante, Espanha, o presumível autor de um assalto a uma ourivesaria, em Esposende, distrito de Braga, com recurso a arma de fogo, ocorrido no passado dia 21 de janeiro.

 

O anúncio foi feito pela Polícia Judiciária (PJ) que, em comunicado, refere que aquela autoridade espanhola cumpriu o mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão, no âmbito de uma estreita cooperação judiciária internacional, com as congéneres do Reino de Espanha e do Reino Unido.

 

Recorde-se que, na sequência dos factos relacionados com o assalto à ourivesaria, foi iniciada uma investigação por parte da Polícia Judiciária (PJ), que culminou com a identificação do suspeito, um cidadão estrangeiro, com eventual paradeiro em Espanha.

 

“Foi, também, possível identificar que sobre este pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão, para cumprimento de 16 anos de prisão, a que foi condenado pela autoria de um homicídio qualificado, ocorrido na madrugada de 25 de abril de 2022, quando se encontrava acompanhado da vítima, numa unidade hoteleira em Albufeira”, conta a PJ.

 

Na sequência do assalto em Esposende, o Departamento de Investigação Criminal de Braga da PJ encetou diligências investigatórias, em conjunto com entidades diplomáticas, com a Guardia Civil e com a National Crime Agency do Reino Unido, que permitiram identificar o autor, associando-o ainda a outros crimes de roubo de viatura, falsificação de documentos e a um outro assalto a uma ourivesaria, também na cidade de Esposende, ocorrido a 14 de abril deste ano.

 

Com a recolha ativa de informação, e em estreita colaboração com as congéneres do Reino de Espanha e do Reino Unido, foi então possível localizar o se paradeiro do indivíduo em Alicante.

 

“O homem, de 34 anos, apresenta uma vasta ficha biográfica por crimes violentos, tendo a sua atuação criminal sido alvo de grande repercussão nos meios de comunicação social do Reino Unido”, refere.

 

Seguir-se-ão os trâmites tendentes à sua extradição para Portugal e demais diligências relativas aos inquéritos investigados por esta Polícia.

 

 

[crédito fotografia: Arquivo/redes sociais]