O Governo adiou a escolha do futuro dono dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), uma decisão que deverá ser tomada “nas próximas semanas”, disse a secretária do Estado do Tesouro.
Em conferência de imprensa, Maria Luís Albuquerque explicou que a decisão sobre a reprivatização dos ENVC não foi tomada no Conselho de Ministros, porque estão a decorrer negociações com as autoridades europeias.
“Continuaremos as diligências para poder ter uma decisão nas próximas semanas”, afirmou a governante.
Maria Luís Albuquerque adiantou que “o Governo está a trabalhar com as autoridades europeias no sentido de compatibilizar os objetivos definidos para o processo de privatização com as obrigações em matéria de concorrência e de mercado único”.
Além disso, acrescentou, Bruxelas solicitou “informação sobre auxílios do Estado aos estaleiros, entre 2006 e 2010, e que não foram oportunamente identificados”.
“Estas questões impossibilitaram de facto a tomada de decisão no prazo inicialmente previsto”, adiantou.
No passado dia 12, o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, disse que mantinha a intenção de decidir qual o vencedor do concurso para a reprivatização dos ENVC até ao final deste ano.
O Governo aceitou propostas para a reprivatização dos ENVC do grupo brasileiro Rio Nave e dos russos da RSI Trading, que está neste momento a analisar.
Comentários: 0
0
0