A GNR de Viana do Castelo já apreendeu, em todo o distrito e apenas no primeiro semestre deste ano, mais de 11 quilogramas de cannabis, mas nem sempre tem sido possível identificar suspeitos.
Os dados foram revelados à agência Lusa por fonte da GNR, que comparou esta quantidade de cannabis apreendida, equivalente a 121 plantas, com o total de 251 de todo o ano de 2011.
Nos primeiros seis meses do ano foram detetados cinco locais de produção, enquanto que em todo o ano de 2011 esse número foi o dobro (10).
“Muitos dos casos detetados tiveram como alvo, não só eventuais traficantes, como os próprios consumidores, os quais tendencialmente optam cada vez mais por cultivar o seu próprio produto e se possível obter daí alguns benefícios”, explicou a mesma fonte.
A isto, a GNR acrescenta existirem casos de plantações “em locais isolados”, como o Parque Nacional da Peneda-Gerês, participados através de denúncias da população, “sendo que por vezes não tem sido possível identificar os suspeitos”.
Uma das maiores operações do género nos últimos anos, no Alto Minho, aconteceu em junho, na qual a GNR apreendeu 75 plantas de cannabis e identificou um jovem de 26 anos, desempregado, como suspeito de cultivar a plantação, com cerca de dez quilogramas.
Comentários: 0
0
0