PUB
Chama-se Félix Costas. Vive no concelho de Gondomar, província de Pontevedra, na Galiza, Espanha. Todos os que passam pela casa deste gondomareño não ficam indiferentes à decoração insólita que diferencia o edifício dos demais.
Apaixonado por aeronaves, Félix Costas tem uma série de réplicas espalhadas ao redor do edifício. Mas aquela que capta mais atenção é um vaivém espacial, miniatura quase perfeita do Challenger, vaivém espacial da NASA que explodiu em 1986.
“Desde muito pequeno que sou um apaixonado por tudo o que está relacionado com os filmes Star Wars [Guerra das Estrelas]. Desde as naves espaciais, aos trajes dos personagens e sabres laser”, contou o entusiasta ao jornal galego Telemariñas.
A paixão por construir réplicas de aeronaves começou há uns 10 anos, por alturas do Carnaval. Depois de um cortejo carnavalesco, Félix Costas pediu a uns amigos para ficar com umas maquetes que decoravam carros alegóricos. “A primeira foi um avião de combate que mede dois metros de comprimento e tem dois mísseis em cada asa. Coloquei-lhe luzes e dois pilotos”, contou.
Mas dizem que eles andam aí… e foi então que, também a partir de restos carnavalescos, restaurou um disco voador. “Tem um metro e meio de diâmetro. Até lhe coloquei marcianos e luzes”, disse o aficionado.
Félix Costas, um galego apaixonado por aeronaves
[Fotografias: Alfredo – jornal Telemariñas]
Mais tarde, partiu para outra réplica ainda mais arrojada – um helicóptero do exército norte-americano. “Pesa uns 50 quilos! Quando há vento, as hélices mexem-se”.
Tudo isto pode encontrar-se no exterior da casa de Félix Costas. Mas a verdadeira estrela é, sem dúvida, o vaivém espacial no telhado. Foi feito há cinco anos, todo com material reciclado.
“Foram oito meses de trabalho duro e muita paciência. Tem cinco metros de altura e pesa 100 quilos”, contou. “Foram precisas quatro pessoas para levantá-lo e tivemos de usar um andaime para levá-lo até ao telhado. Instalei várias luzes e por vezes até faço um efeito com fumo, como se estivesse prestes a descolar”.
Mas Félix Costas não pára. Já tem em mente a próxima obra. “Com um forno, estou a fazer uma réplica do módulo lunar Eagle que pousou sobre a lua quando Neil Armstrong a pisou pela primeira vez”, revelou.
Para além da paixão pelo mundo Star Wars, conta ainda o Telemariñas, este colecionador é também apaixonado por garrafas. Tem mais de 500 vindas de todos os cantos do mundo. Dezenas de licores, whisky, conhaque… entre outras… e algumas com mais de 60 anos.
[Fotografia de capa: Alfredo – jornal Telemariñas]
PUB
Comentários: 0
0
0