A partir da próxima segunda-feira estão proibidas na Galiza todas as feiras, certames, leilões, mercados e concentrações de gado.
A medida foi anunciada este sábado pelo governo galego. Segundo o jornal Atlántico, tem como objetivo proteger os animais contra a dermatose nodular contagiosa (DNC).
O primeiro caso da doença, em Espanha, foi detetado no início do mês, na Catalunha.
Assim, acrescenta o governo galego, fica também proibida a entrada na Galiza de animais provenientes de explorações localizadas em zonas declaradas como restritas a esta doença.
A medida, de caráter preventivo, vai estar em vigor durante 21 dias após a publicação no Diário Oficial da Galiza. Poderá ser prorrogada em função da evolução epidemiológica da doença.
O que é a DNC?
Trata-se de uma doença viral de elevado contágio entre os animais. Pode provocar altos prejuízos. tanto nas explorações afetadas como no setor bovino do território onde sua presença é notificada.
Não é transmissível a humanos.
Segundo informação publicada pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) de Portugal, citada pelo jornal Observador, a dermatose nodular contagiosa é uma doença viral, que afeta bovinos e alguns ruminantes selvagens, como o búfalo de água.
O vírus é transmitido, principalmente, por moscas, mosquitos e carraças, mas também através do contacto direto em animais doentes e sãos.
A transmissão indireta, por exemplo, através de água e alimentos contaminados também é possível.
Os sintomas mais comuns de DNC são febre, anorexia, salivação excessiva, corrimento óculo-nasal e diminuição da produção de leite.
Podem surgir lesões nos animais sob a forma de nódulos e tumefações.
A taxa de mortalidade é de cerca de 10%. Contudo, não existe tratamento para a doença e a vacinação está proibida na União Europeia, exceto em casos de emergência.
A DNC é uma doença de notificação obrigatória e Portugal é considerado um país livre desta doença.
Comentários: 0
0
0