Aconteceu numa quinta em Tomiño, concelho galego vizinho de Vila Nova de Cerveira. Há uns dias, o proprietário, José Maria Penedo, descobriu que entre os vários pintos existe um muito especial: tem quatro patas!
“Nunca tinha visto nada igual. Já tinha visto um pinto com três patas mas nunca com quatro”, disse o homem ao jornal Telemariñas.
Com cerca de 19 mil galinhas, José Maria Penedo vende pintos a diferentes mercados e clientes. Todos os animais devidamente vacinados.
O animal tornou-se numa autêntica mascote da quinta. Ganhou o nome de Xiana e tornou-se no melhor amigo de Iris, uma menina de sete anos que frequenta aquele local.
Xiana com a sua amiga Iris
[crédito fotografia: Alfredo / jornal Telemariñas]
“Anda e come com toda a normalidade. Desloca-se em duas patas. Nota-se que as outras duas o incomodam, mas anda e come”, assegura o proprietário.
De acordo com o canal brasileiro g1, pintos de quatro patas tratam-se de casos de polimelia. Uma alteração rara que pode ocorrer tanto em aves quanto em mamíferos.
“A polimelia pode ser provocada por fatores externos, como exposição da galinha a compostos químicos ou medicamentos durante a formação do embrião, ou por fatores genéticos, como o cruzamento entre animais aparentados, o que provoca um desarranjo no desenvolvimento embrionário”, referiu.
Comentários: 0
0
0