PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Galiza

Galiza: Parece neve numa praia mas não é

23 Janeiro, 2026 - 19:40

1326

0

Em Baiona.

Um impressionante manto de espuma marinha está nesta altura a cobrir a praia de Cabo Silleiro, em Baiona, na Galiza.

 

Um fenómeno natural, resultante da forte atitivade do mar provocada pela passagem da depressão Ingrid na península Ibérica.

 

À semelhança do Alto Minho, também a Galiza se encontra sob aviso vermelho para agitação marítima. É o nível de alerta máximo.

 

Mesmo assim, segundo avança o jornal Telemariñas, foram vários os curiosos que – a partir da marginal – não resistiram a observar e a fotografar este fenómeno de grande espetacularidade.

 

 

Porque é que esta espuma acontece?

“A espuma do mar contém, além do sal, muita matéria orgânica dissolvida das mais variadas origens, como gordura de animais e algas marinhas mortas. Tais compostos orgânicos atuam como surfactantes, os agentes espumantes — basicamente, detergentes naturais”, explica, por exemplo, o CanalTech.

 

 

 

[crédito fotografia capa: Alfredo / jornal Telemariñas]