PUB
Os galegos estão em fim-de-semana prolongado. Na próxima segunda-feira assinala-se na Galiza o Dia das Letras Galegas. A data, feriado em toda a Galiza,é uma celebração que foi instituída em 1963 pela Real Academia Galega, com o objetivo de homenagear todos aqueles que se destacam pela sua criação literária no idioma galego ou na defesa desta língua.
Já com fronteiras totalmente reabertas, o Alto Minho – naturalmente – esfrega as mãos de contentamento. Espera-se uma afluência tão ou mais intensa que no passado fim-de-semana que trouxe enorme alívio à restauração do Vale do Minho.
Em Valença, recorde-se, foi uma autêntica invasão de galegos aos restaurantes.
“Há meses que não vínhamos ao arroz de marisco. Somos clientes regulares. É preciso retomar a normalidade, com cuidados mas sem medos”, disse Jesus e Paz ao La Voz de Galicia enquanto saboreava o vinho verde da região.
Mais à frente, continua o La Voz de Galicia, o restaurante Bom Jesus também enchia a olhos vistos. “Metade das mesas que temos hoje [domingo] são galegas”, disse o gerente enquanto recebia outro casal vindo de Vigo.
Enquanto isso, ao restaurante A Fortaleza chegavam clientes vindos do concelho de O Grove. Optaram pelo bacalhau. “Já nos sentíamos presos e estávamos com muita vontade de vir até cá provar o bom bacalhau”, disseram. A gerência, evidentemente, sorria de contentamento.”Estamos preparados e com muita vontade de receber os galegos”, garantiu este restaurante.
As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, recorde-se, reabriram no passado dia 1 de maio. No entanto, apenas no passado domingo deixaram de existir restrições nas passagens entre Alto Minho e Galiza. Esta comunidade autónoma espanhola deixou de estar em confinamento, tendo sido colocado ponto final às justificações válidas para atravessar as passagens.
A livre circulação entrou em vigor às 0h00 do passado domingo, mais de três meses depois após o encerramento das fronteiras terrestres entre os dois países – a 31 de janeiro.
[Fotografia: Arquivo / TripAdvisor]
Comentários: 0
0
0