O galego Mariano Rajoy foi eleito, este domingo, primeiro-ministro esopanhol com maioria absoluta, ultrapassando mesmo o melhor resultado de José Maria Aznar, obtido em 2000, ao eleger 186 deputados, de um total de 350.
Com a taxa de desemprego a constituir um dos principais problemas do país, com quase cinco milhões de espanhóis desempregados, a RVM entrevistou alguns galegos para saber se acreditam que o conterrâneo Mariano Rajoy vai impôr grandes mudanças.
Valentino Rodruiguez, de Salvaterra do Minho (Pontevedra) vê com satisfação o facto d eum galego subir ao poder, mas reconhece uma tarefa "difícil", por se estara enfrentar uma crise mundial.
Já Gladys Dominguez, de Tui, mostra-se mais confiante no trabalho de Rajoy como primeiro-ministro, embora não seja no imediato. O trabalho é a área que esta galega elege como prioritária.
Os resultados confirmaram as sondagens: o PP consegue uma ampla maioria absoluta nas legislativas de Espanha, enquanto o PSOE se afunda no pior resultado da sua história. Os eleitores espanhóis demonstram confiar na direita para enfrentar a pior recessão das últimas décadas.
Mariano Rajoy Brey, 56 anos. Galego de gema, nasceu em Santiago de Compostela em 1955 no seio de uma família de políticos. Presidente e candidato do Partido Popular, é o primeiro-ministro de Espanha.
No discurso de vitória, Mariano Rajoy salientou que vai ser "o presidente de todos, na tarefa difícil deste momento".
Comentários: 0
0
0