PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Furacão Gabrielle pode chegar ao Alto Minho? Eis o que diz o IPMA

24 Setembro, 2025 - 06:21

5343

0

Furacão está agora próximo dos Açores.

O ciclone tropical Gabrielle poderá deslocar-se em direção ao continente, a partir da tarde de sábado, após a sua passagem pelo arquipélago dos Açores, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

De acordo com a CNN Portugal, que cita um comunicado do IPMA com base na previsão disponibilizada pelo modelo ECMWF (Centro Europeu), utilizado nas previsões, “no caso de esta situação se verificar, este ciclone tropical irá aproximar-se da costa portuguesa na categoria de depressão pós-tropical a partir da tarde do dia 27 de setembro”.

 

Preveem-se períodos de chuva a partir da tarde de sábado no continente “e um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral oeste, o que originará um aumento da agitação marítima”, adiantou o IPMA.

 

No entanto, o instituto referiu que “tendo em conta a distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra, permanece alguma incerteza relativamente à sua trajetória e respetiva intensidade”, podendo originar alterações na previsão atualmente disponível.

 

Por sua vez, a plataforma meteorológica Meteored admite também que alguns efeitos do furacão podem sentir-se em Portugal durante o próximo fim de semana.

 

Isto porque regista-se a possibilidade de baixas pressões e as “habituais depressões atlânticas”, que podem “gerar efeitos no estado do tempo em Portugal continental a partir do próximo domingo, 28 de setembro”, referiu um dos responsáveis ao Notícias ao Minuto.

 

Significa isto que apesar de já não entrar na categoria de furacão, Portugal sentir os efeitos do mesmo através de “vento, alguma chuva e agitação marítima “.

 

[crédito fotografia capa: ilustrativa/DR]