PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques

Fronteiras: Deputados do PSD querem saber se Governo vai rever decisão

3 Fevereiro, 2021 - 11:59

278

0

PUB Os deputados do PSD, eleitos pelo distrito de Viana do Castelo [Jorge Mendes, Emília Cerqueira, Eduardo Teixeira] questionaram o Ministro da Administração Interna, por escrito, sobre se vai o […]

PUB

Os deputados do PSD, eleitos pelo distrito de Viana do Castelo [Jorge Mendes, Emília Cerqueira, Eduardo Teixeira] questionaram o Ministro da Administração Interna, por escrito, sobre se vai o Governo rever a decisão de manter encerradas as fronteiras de Melgaço, Vila Nova de Cerveira e da Madalena em Ponte da Barca, “por forma a evitar os graves prejuízos e transtornos aos trabalhadores transfronteiriços daquela região”.

No distrito de Viana do Castelo, apenas a fronteira Valença/Tui permanece aberta/controlada 24 horas por dia.

O encerramento destas fronteiras “conta com a frontal oposição de todos os autarcas da região e é altamente lesiva da economia e da vida daquela região que é a região transfronteiriça nacional com mais população”, relembram os parlamentares na questão enviada a Eduardo Cabrita.

No mesmo documento, os deputados pelo PSD pretendem ainda saber se o Governo vai “criar mecanismos de compensação aos trabalhadores transfronteiriços e às economias locais por forma a compensá-las dos prejuízos decorrentes deste encerramento e pelo tempo que este durar”.

Recorde-se que o controlo nas fronteiras terrestres foi reposto à meia-noite do passado domingo, dia 31 de janeiro.

Em Valença, fechou totalmente a Ponte Velha (centenária). A passagem faz-se pela ponte nova com controlo 24 horas por dia.

Em Monção, a fronteira com Salvaterra de Miño está aberta no período compreendido entre as 7h00 e as 9h00 e entre as 18h00 e as 20h00. Apenas aos dias úteis.

Em Melgaço e Vila Nova de Cerveira, fecharam todas as passagens para a Galiza. Os trabalhadores transfronteiriços nestes concelhos terão, por isso, de optar entre Monção ou Valença para efetuar a travessia nas próximas semanas.

Desta forma, é o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a realizar o controlo fronteiriço e a Guarda Nacional Republicana (GNR), ficará encarregue de vigiar os postos de passagem autorizados.

Os restantes postos abertos 24 horas por dia são:  Vila Verde da Raia-Chaves; Quintanilha-Bragança; Vilar Formoso-Guarda; Marvão-Portalegre; Caia-Elvas; Vila Verde de Ficalho-Beja e Castro Marim-Praça da Fronteira.

De forma parcial, entre as 7h00 e as 9h00 e entre as 18h00 e as 20h00, são:  Miranda do Douro; Termas de Monfortinho-Castelo Branco; Mourão e Barrancos. O último ponto de passagem fica em Rio de Onor, Bragança, e funciona apenas às quartas-feiras e aos sábados, das 10h00 às 12h00.

 

[Fotografia: Arquivo / Rádio Vale do Minho]

 

PUB