PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Galiza

Fronteiras: Se conseguir passar… esqueça a ideia de abastecer em Tui

28 Janeiro, 2021 - 21:41

587

0

PUB As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão encerrar. Um fecho que deverá acontecer noite de domingo para segunda-feira, ficando a passagem limitada a casos “excecionais”, o que deverá […]

PUB

As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha vão encerrar. Um fecho que deverá acontecer noite de domingo para segunda-feira, ficando a passagem limitada a casos “excecionais”, o que deverá incluir os trabalhadores transfronteiriços.

No entanto, mesmo que consiga atravessar a fronteira sobre o rio Minho a partir dessa data, não é de todo aconselhável fazer aquele desvio para abastecer em Tui.

De acordo com o jornal La Voz de Galicia, a Guarda Civil já blindou totalmente o parque empresarial daquela cidade – uma zona habitual de afluência de portugueses para abastecer a viatura, dado que do lado de lá o combustível é mais barato.

A única hipótese de encher ali o depósito é se trabalhar naquela zona empresarial.

 

Jornal La Voz de Galicia, a descrever a situação em Tui nas redes sociais

 

 

Importante recordar que o concelho de Tui – à semelhança de toda a Galiza – está em mobilidade limitada. Ninguém entra nem sai sem justificação válida.

De lembrar também que a Galiza encontra-se nesta altura sobre restrições mais duras no sentido de travar a propagação de COVID-19. Toda a restauração está encerrada, pelo menos até dia 17 de fevereiro. A medida estende-se não só a restaurantes, como também a cafés e bares. É apenas permitido servir ao domicílio e em take away. 

 

Mas há mais: 

  • Perímetro municipal abrange toda a Galiza. Não é possível sair do município de residência, exceto por motivos justificados;
  • Reuniões só são permitidas com pessoas coabitantes;
  • A vida social é reduzida à esfera familiar;
  • Todo o comércio considerado não essencial tem de fechar às 18h00, com exceção do comércio que preste serviços considerados “essenciais” como supermercados, farmácias, postos de combustível, podem estar abertos até às 21h30. Os centros comerciais encerram ao fim-de-semana.
  • São permitidos apenas os desportos individuais ao ar livre e com máscara;
  • Fecho de ginásios e centros desportivos cobertos;
  • Aulas nas universidades suspensas até 8 de fevereiro. Serão retomadas em modo “à distância” a partir do dia 17 de fevereiro;
  • Creches, ensino básico e secundário permanecem abertos;
  • Fechados os centros culturais e de entretenimento: cinemas, teatros, museus, bibliotecas.

 

A Galiza registou esta quinta-feira mais 19 mortos e 1.468 novos casos de infeção. São agora, de acordo com o Serviço Galego de Saúde (SERGAS), 21.613 casos ativos em toda a Galiza.

No total, desde o início da pandemia, a Galiza apresenta 92.657 casos confirmados, dos quais 21.613 estão ativos. Há 69.356 casos recuperados e 1.688 óbitos registados.

 

[Fotografia:  La Voz de Galicia]

 

PUB