PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Formalização da confraria marca IV “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”

10 Janeiro, 2013 - 08:30

491

0

Arranca a 01 de Fevereiro, a IV edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, numa organização da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com as seis autarquias, no âmbito do PRODER.

Arranca a 01 de Fevereiro, a IV edição da “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência”, numa organização da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com as seis autarquias, no âmbito do PRODER.

A novidade deste ano passa pela associação da iniciativa à constituição formal da Confraria da Lampreia do Rio Minho, com a tomada de posse dos órgãos sociais agendada para o final deste mês de Janeiro.

A coordenadora da Adriminho refere que esta formalização e apresentação pública confere uma maior visibilidade ao produto e ao território.

Durante todos os fins-de-semana de Fevereiro e Março é possível degustar este prato tradicional único nos cerca de 100 restaurantes aderentes de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Paredes de Coura, Monção e Melgaço que aderem ao evento de uma forma espontânea.

Para a associação, defender a gastronomia é defender o território, daí a criação desta espécie de rede intermunicipal gastronómica.

Ana Paula Xavier confirma que a iniciativa já faz parte de um roteiro gastronómico aliado à animação de cada concelho e que cativa muitos turistas, entre eles espanhóis.

O evento contempla ainda exposições e visitas temáticas, tertúlias, showcooking, degustação de vinhos e mais uma edição do rally à lampreia.

Integrado do Vale do Minho – ADRIMINHO, em parceria com os municípios do Vale do Minho, implementado em 2010, visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho como um destino gastronómico de excelência.

Por ser um projeto sustentável, a coordenadora da Adriminho diz que pode vir a realizar-se de uma forma independente da instituição.

Recorde-se que em Março de 2012, a iniciativa “Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência” foi galardoada com um prémio na categoria de “projeto turistico que reforça a origem de um produto”, atribuído pela Associação de Jornalistas e Escritores de Turismo da Galiza e pela Entidade de Hotelaria e Turismo galego.

Na altura, a coordenadora da Adriminho tinha referenciado que o objetivo de conquistar os turistas galegos foi alcançado.